O Dia Nacional da Fotografia ou Dia do Fotógrafo é celebrado anualmente em 8 de janeiro. A data homenageia os profissionais que têm o talento de captar momentos únicos e transformá-los em memórias eternas.
Os fotógrafos desempenham papéis importantes em diversas áreas, como publicidade, jornalismo, cinema e artes visuais. Para isso, utilizam uma combinação de conhecimentos técnicos — como iluminação, ângulos e profundidade — com criatividade, sensibilidade e, muitas vezes, um toque de sorte.
A Fotografia
A fotografia é uma das grandes invenções da era moderna, revolucionando a literatura e a comunicação, especialmente ao longo do século XX.
No Brasil, a profissão de fotógrafo ainda não é regulamentada, mas existem iniciativas para oficializar a carreira, com a criação de cursos de ensino superior voltados à fotografia, conferindo aos formados os títulos de bacharel ou licenciado.
Origem do Dia Nacional da Fotografia
O Dia do Fotógrafo, marcado no calendário em 8 de janeiro, remete à chegada da primeira câmera fotográfica ao Brasil, em 1840.
Embora a data oficial seja amplamente aceita, há divergências, com alguns apontando o dia 7 ou 16 de janeiro como possibilidades. A primeira câmera, chamada Daguerreótipo, foi inventada por Louis Jacques Mandé Daguerre e apresentada em 19 de agosto de 1839, na Academia de Ciências da França, em Paris.
O Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto, celebra essa apresentação histórica.
No Brasil, a introdução do Daguerreótipo é atribuída ao abade Louis Compte, que trouxe a invenção e a apresentou ao Imperador Dom Pedro II. Curiosamente, o imperador ficou conhecido como o primeiro fotógrafo brasileiro.
Para a data não passar em branco o Setelagoas.com.br está com uma dinâmica disponível nos stories. Para participar é fácil, basta postar uma fotografia em seus stories usando nosso quadrinho de “Seu talento no Setelagoas.com.br”