A cultura popular de Sete Lagoas por meio de seus fazedores é tema de um podcast que irá ao ar na última semana do mês de janeiro no YouTube: “Conversas entre mestres” é um projeto que busca dar visibilidade àqueles que, com seu conhecimento, fomentam os saberes da arte.
A proposta do podcast é a difusão da importância dos mestres de cultura popular em uma sociedade como a setelagoana: “Eu e o Leandro [Rezende, produtor musical e que também atuou na captação de áudio] pensamos esse projeto com o intuito dar voz e rosto aos guardiões de conhecimentos ancestrais, os mestres de cultura popular, por vezes esquecidos em seu trabalho para a preservação e manutenção da cultura brasileira”, conta Jordana Sido, produtora executiva do programa e cinegrafista.
Os cinco episódios foram gravados na Associação de Cultura e Resistência Afro-brasileira Nzo Kiambeta Njimbo, e é apresentado por Adney Rodrigues, o Mestre Marinheiro, mestre de capoeira e educador radicado na cidade de Sete Lagoas. “Conversas entre mestres” busca trazer um bate-papo descontraído mas culturalmente rico.
“O contato com o Tatto [Paschoal, produtor audiovisual e que também trabalhou na edição do projeto] na gravação desse projeto me fez perceber o quanto ferramentas como o audiovisual podem ser utilizadas para somar ao trabalho que nós, mestres de cultura popular, fazemos há séculos. É o moderno e o arcaico unidos pela preservação de nossa cultura”, aponta Mestre Marinheiro.
Nestes programas foram convidados os Mestres Careca, Alexandre Kisá, o Contramestre Sombra e a Contramestra Rejane.
“Conversas entre mestres” é um projeto financiado através da Lei Municipal Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura. “A africanidade das raízes do Mestre Alexandre Kisá”, um de seus episódios, será apresentado os alunos e alunas da Escola Estadual Emílio de Vasconcelos Costa, no dia 13 de fevereiro, como contrapartida social da normativa.