Sete Lagoas agora é palco de um documentário emocionante que celebra a música como ferramenta de inclusão e transformação social. “Arte que Salva e Inclui – O Papel Transformador da Música na APAE Sete Lagoas” é o título do filme que retrata a trajetória inspiradora da Banda APAExonados, composta por jovens atendidos pela APAE Sete Lagoas.

O documentário, com 30 minutos de duração, apresenta depoimentos emocionantes dos integrantes da banda, seus familiares e profissionais envolvidos no projeto. As imagens capturam a energia contagiante das apresentações da APAExonados, que leva alegria e talento para dentro e fora da instituição.
A produção do documentário, realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Cultura de Sete Lagoas, é assinada pelas produtoras e jornalistas Linda Martins e Sueli Santos, com o apoio de uma equipe de profissionais da cidade. O objetivo principal é dar visibilidade ao trabalho da banda e sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão e do protagonismo das pessoas com deficiência.
“A música é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento dos alunos. Na Banda APAExonados, vejo um crescimento significativo na autonomia, disciplina e socialização. Eles aprendem a trabalhar em equipe e levam esse comportamento positivo para diversos ambientes que frequentam”, afirma Rafael Ribeiro, professor de música e responsável pela banda.
O documentário destaca como a música tem um impacto positivo na vida dos participantes, promovendo o desenvolvimento de habilidades, a autoestima e a socialização.
“A Banda APAExonados desempenha um papel crucial na desconstrução de preconceitos, evidenciando à sociedade as capacidades das pessoas com deficiência. Além disso, o projeto contribui para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho, fortalecendo a inclusão e o protagonismo desses indivíduos”, destaca Josy de Araújo Gonçalves, assistente social da APAE.
A Banda APAExonados depende do apoio de empresas e benfeitores para continuar levando música e alegria para a comunidade. Se você deseja contribuir, entre em contato com a APAE Sete Lagoas.
O documentário “Arte que Salva e Inclui” está disponível no Youtube: