A cidade de Sete Lagoas se transforma em cenário para uma história de amor, resistência e reflexão sobre a imigração no média-metragem “Almir não sabe morrer”. A produção da Quixote Produções, que mistura ficção e realidade, estreia neste sábado (29), às 20h, no Teatro Preqaria, prometendo emocionar e provocar o público.

O filme narra a trajetória de Almir, um imigrante sírio que, após sofrer um ataque xenófobo em sua barraquinha de Kibes, decide fundar seu próprio país em uma praça da cidade. Em meio a essa jornada, ele encontra apoio em Rosa, uma assistente social que se torna sua aliada e embaixadora.
Com roteiro de Mateus Moura, setelagoano radicado no México, a obra aborda a temática da imigração com sensibilidade, mesclando momentos de humor e romance. O ator João Valadares, que interpreta Almir, realizou uma imersão no universo dos imigrantes sírios no Brasil, estudando seus costumes e sotaque para compor o personagem.

O elenco conta com a participação de atores da Preqaria Cia de Teatro e alunos da Escola Livre de Artes de Sete Lagoas, como Iasmin Duarte, Mario Loura, Ilza Gonçalves, Carlos Saúva, Delley Silveira e Bernardo Costa. A direção é assinada por Cláudio Costa Val, coordenador da Escola Livre de Cinema de Belo Horizonte.
“Queremos trazer à tona a importância de ouvir e entender cada indivíduo, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades e preconceitos por serem imigrantes ou estarem em situação de vulnerabilidade”, destaca o diretor.
O filme foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, através de edital da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Sete Lagoas, e conta com o apoio da Panificadora Galdina, da Preqaria Associação Cultural e da Escola Livre de Artes.
Para mais informações: @almir_nao_sabe_morrer @preqariaciadeteatro
Ficha técnica:

- Elenco: João Valadares, Iasmin Duarte, Mario Loura, Ilza Gonçalves, Carlos Saúva, Delley Silveira, Thais Azevedo, Layla Valadares, Bernardo Marques, Laura Rosa, Carine França.
- Direção e Edição: Claudio Costa Val
- Roteiro: Matheus Moura
- Diretor de Fotografia: Gabriel Teixeira
- Diretor de Som: Thales de Castro
- Direção de Arte: Ana Pantoja
- Casting dos Atores: João Valadares
- Produção: Duds Tuts
- Maquiagem: Isadora Lopes
- Making Off: JP Silva
- Figuração: Mateus Carvalho, Kauan Coelho, Lucas Antony, Denise Moraes, Alice Pontello, Gabriela Valadares, Luiza Pontello, Andreia Cabral, Bia Cabral, Nicolas Dias, Clarice Martins, Gabriela Carvalho, Dayane Silva, Rogerio Oliveira, Clébio Pereira.
- Realização: Quixote Produções
Serviço
- Filme: “Almir não sabe morrer”
- Data: Sábado, 29 de junho
- Horário: 20h
- Local: Teatro Preqaria (Rua Aleixo Lanza, N° 41 – Canaã, Sete Lagoas)