A guarda de congo do Casarão coroará na próxima segunda, 6 , o novo Vice-rei da Guarda que assumirá interinamente o reinado do grupo. O processo de escolha e coroação do novo representante do reinado da guarda é devido ao falecimento de José Tolentino de Campos, ocorrido no ano passado.
Para assumir o seu lugar no reinado, o Senhor José Roberto de Sousa, presidente da Guarda do Casarão indicou o nome de João Francisco Monteiro e obteve total apoio da guarda. João Francisco é Rei coroado da Guarda de São Geraldo da Catarina desde 1976 e atende a todos os requisitos de idoneidade e conhecimento, defesa, proteção e propagação da tradição congadeira.
De acordo com José Roberto de Sousa, para ser coroado rei, o candidato deve já ter sido coroado rei em sua guarda de origem, ser pessoa idônea, conhecedora das regras, normas e história do congado.
A partir de sua coroação no próximo dia seis, João Francisco assumirá interinamente o cargo de Rei da Guarda de Congo do Casarão, onde permanece até a escolha, indicação e coroação do novo Rei Congo que substituirá o falecido Senhor Cornélio, esposo da Rainha Terezinha Evangelista que deverá, de acordo com os regimentos do congo, indicar o nome do novo rei.
No ultimo domingo, 29, a Associação Regional dos Congadeiros se reuniu em Assembleia Geral para indicar o nome do novo Vice Rei e Rainha da cidade, que substituirão respectivamente o Senhor José Tolentino e Dona Luciana Teobaldo, falecida em 2013.
Os critérios de escolha são os mesmos já mencionados e dão aos escolhidos a missão de zelar pela espiritualidade do grupo, mantendo a união de todos em torno da fé e tradição, tornando-se assim, o chefe familiar congadeira representada por aquele grupo, trabalhando juntamente com o Capitão Regente, que é o chefe do grupo.
Com Ascom Cultura e Juventude