Imagine a época em que o Planeta Terra era ainda uma jovem princesa que, de tanto insistir, ganhou a permissão de seu pai, o grande Rei Sol, para casar-se. Não satisfeita com os pretendentes indicados por ele, a princesa fugiu para um local desconhecido, o nada. Lá ela se encontra com um ser estranho, o homo sapiens, o primeiro homem cheio de indagações e perspicácia, que acabam fascinando a princesa.
Com grande astúcia, a princesa convence seu pai de que essa criatura deve ser seu marido e ele acaba permitindo o matrimônio. O casamento acontece, mas em pouco tempo a felicidade certa se transforma em uma relação autoritária. O homem deixa-se envolver mais com todas as riquezas materiais de sua esposa do que com ela própria, desencadeando uma série de acontecimentos que tornam o convívio instável.
Essa é a sinopse de “A Princesa Gaia”, espetáculo que a Preqaria Cia de Teatro, de Sete Lagoas, encena no próximo dia 21 de novembro, às 20h, no Casarão, com entrada franca, dentro da programação da 3ª Virada Cultural de Sete Lagoas. “Há nove anos a Preqaria Cia de Teatro discute a precariedade da existência humana através de seus espetáculos. Apesar de ‘A Princesa Gaia’ ser uma peça lúdica e divertida, ela aponta para questões importantes sobre a relação entre o homem e o planeta terra e busca conscientizar nossos pequenos cidadãos”, comenta João Valadares que, além de diretor, também atua na peça e coordena a temporada.
A direção de Isabela Oliveira e João Valadares propõe que os personagens se relacionem com brinquedos dos parques de diversões. Assim, a Ama Lua tem um balanço elevado, de onde pode circundar a Princesa Gaia fazendo seus mimos e cumprindo com o seu dever de guardar a princesa. Já a princesa Gaia tem uma roda da vida, onde gira a cabeça e embaralha os sonhos de ser feliz, vivenciando os ciclos dos dias, dos desejos, das estações. O posto do Grande Rei é um trono escorregador, do alto do qual pode comandar todo o seu reino, embora às vezes escorregue atrás das montanhas.
Ficha Técnica
Texto: Raysner de Paula
Co-direção: Izabela Oliveira e João Valadares
Elenco: Angélica D’Vries, João Valadares, Julio Gomes e Piera Rodrigues
Cenário: Yuri Simon
Cenotécnico: Paulinho do Boi
Figurinos: Steysse Reis
Costureira: Isabela Pena
Maquiagem: Valquíria Corrêa
Iluminação: Juliano Coelho
Coreografias: Alan Keller
Trilha Sonora: Clarice Rodrigues e Paulinho do Boi
Design Gráfico: Michelle Rocha
Fotografia: Junio Souza
Filmagem: On Center Fotografia – Alan Junio
Produção Geral: João Valadares
Realização: Preqaria Cia de Teatro
Serviço
A Princesa Gaia, com a Preqaria Cia de Teatro (Sete Lagoas).
21 de novembro, sábado, 20h, no anfiteatro do Casarão.
Entrada franca. Classificação livre.
Informações: (31) 98894-4243 / www.preqaria.com.br