O teatral “Lazarillo de Tormes”, do renomado diretor teatral João das Neves, será apresentado pela primeira vez em Sete Lagoas, no sábado (28) e domingo (29), com entrada gratuita, no Casarão. A nova peça do dramaturgo, autor, ator e diretor teatral é um espetáculo que desvela o teatro dentro do teatro e o público poderá participar de debate com o diretor.
Esta curta temporada é realizada por meio do projeto “Encontro de Artes Cênicas”, da Associação Campo das Vertentes, com o patrocínio da CEMIG e Governo de Minas. Nesta nova montagem o multi artista – que é ator, diretor – assina também a adaptação do texto anônimo da Espanha do século XVI descoberto de forma inusitada.
Em velha mansão espanhola, ao derrubarem uma parede dois operários descobrem, ali, uma biblioteca com livros ocultos aos olhos da Santa Inquisição. Da leitura de um desses livros, o anônimo do século XVI Lazarillo de Tormes, resulta a ação da adaptação realizada pelo dramaturgo. Com uma ação extremamente ágil que joga com elementos circenses, da comédia Dell’Arte, do teatro de bonecos, e dos romanceiros populares o autor recria a saga deste legítimo ancestral de nossos heróis ou anti-heróis populares como Pedro Malasartes, João Grilo ou Macunaíma.
Com 60 anos de atuação na cena teatral brasileira, João das Neves mantém-se em atividade teatral de forma permanente e inovadora, desde os tempos dos Centros Populares de Cultura (CPC) e do Teatro Opinião, do qual foi um dos fundadores ao lado de Ferreira Gullar, Vianinha e outros nomes fundamentais do teatro brasileiro. Com o Grupo Opinião que estreou em 1964 o antológico Show Opinião, reunindo no palco, num protesto contra a ditadura, Nara Leão, Zé Keti e João do Vale, João das Neves trabalhou ao até fim da ditadura em 1984, buscando novos modelos dramatúrgicos para flagrar a nova realidade instaurada pelo regime militar.
SERVIÇO
“Lazarillo de Tormes”, com João das Neves, Glicério Rosário e Rodrigo Cohen
Data: 28 e 29 de outubro 2017
Horário: 20h
Local: Casarão Nhô-Quim Drummond
Recomendação: 12 anos
Duração: 90 minutos
Entrada franca
Informações: www.facebook.com/ojoaodasneves
Barbara Aichinger com assessoria João das Neves