O Sesc, integrado ao Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, realiza mais uma edição do Minas ao Luar, uma das ações de maior incentivo à música nacional. Neste sábado (20) o projeto chega a Santana de Pirapama e apresentará shows com o melhor do samba, seresta e MPB com Aline Calixto e Sanducka Brasil Banda. As apresentações serão a partir das 21h, na avenida Santana no Centro. A entrada é gratuita. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santana de Pirapama, do Sindcomércio de Sete Lagoas e da TV Globo Minas.
SOBRE AS ATRAÇÕES
ALINE CALIXTO
Carioca que se mudou para Minas Gerais ainda criança, Aline Calixto lançou seu primeiro disco em 2009 (Warner Music). Logo no álbum de estreia, intitulado Aline Calixto, a artista ganhou o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) na categoria ‘melhor disco do ano’, além de concorrer ao PMB (Prêmio da Música Brasileira) nas categorias ‘melhor cantora de samba’ e ‘melhor cantora voto popular’. Em 2011, é novamente indicada ao PMB na categoria ‘melhor cantora de samba’ com seu segundo álbum, Flor Morena (Warner Music), além de ganhar notoriedade nacional quando a música que batiza o disco entra na trilha sonora da novela das 21h (Fina Estampa/TV Globo). Em 2014, estreou seu bloco de carnaval Bloco da Calixto.
A artista participou de vários projetos especiais, com destaque para: CD e DVD Sambabook Dona Ivone Lara, CD e DVD Samba Social Clube, CD Martinho da Vila Canta Noel. Já dividiu palco com artistas como Milton Nascimento, João Donato, Casuarina, Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Toninho Horta, entre outros. Já se apresentou em várias cidades do Brasil e realizou turnês internacionais pela Austrália, França, Espanha, Portugal, Argentina e Itália.
A sambista lançou em 2015 seu terceiro trabalho, Meu Ziriquidum (independente). O CD tem onze faixas com produção assinada por Paulão 7 Cordas e Thiago Delegado, e as participações especiais de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e do rapper paulistano Emicida. Em 2017, a sambista lançou seu quarto disco de carreira, Serpente, autoral e autobiográfico, gravado com Cristina Braga (harpa), Pedro Sá (guitarra) e Domenico Lancelotti (bateria eletrônica). Seu trabalho mais recente é o seu DVD em comemoração aos seus 10 anos de carreira. Gravado no último dia 6 de julho, na rua Sapucaí, em Belo Horizonte, Aline recebeu no palco amigos da música mineira e nomes como Monarco e a Velha Guarda da Portela, além da sua madrinha no samba, Beth Carvalho.
Paralelo à sua carreira artística, ela apresenta, todos os domingos desde fevereiro de 2016, o programa Papo de Samba, idealizado por ela em parceria com a Rádio Inconfidência, 100,9 FM, em Belo Horizonte. Nele, ela explora todo o universo musical do gênero, dá dicas de leitura e também realiza entrevistas.
SANDUCKA
Mineiro de Araguari, Sanducka mudou-se para Belo Horizonte em meados de 1982 e nessa época ingressou profissionalmente no mercado musical. Em 1985, venceu o festival MPB – Minas, organizado pela TV Alterosa, na categoria cantor e compositor.
Por se tratar de um músico que circula por vários estilos de Música Popular Brasileira, Sanducka vai do chorinho ao pop, com experiências em grupos como o Chorinho Sarah Brasileiro. Hoje com uma banda de músicos atuantes dentro e fora de Minas, Sanducka traz um repertório só de sambas, fazendo um passeio pela música popular brasileira. Nesse trabalho, evidencia sambas de grandes compositores da nossa música, que vai de Noel Rosa, Gonzaguinha, Djavan a Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho e Benito de Paula.
O músico gravou seu primeiro álbum em 1995, contando com participações especiais de Paulinho Pedra Azul e Telo Borges. Já lançou cinco CDs. Em 2002 gravou o CD Grito de Alerta, uma homenagem a Gonzaguinha. Também já participou de CDs de vários de artistas mineiros e trabalhou com músicos renomados como Toninho Horta e Léo Gandelmam. Abriu shows de grandes nomes da MPB como Zezé Motta, Rosa Maria, Moacir Franco e Demônios da Garoa. Participa do Minas ao Luar há oito anos e com o Sesc já viajou por mais de 200 cidades pelo interior de Minas. Também participou da gravação do DVD do Minas ao Luar: ao vivo no Sesc Palladium. Em 2018 lança o sexto CD de sua carreira.
MINAS AO LUAR É PALCO DE GRANDES ENCONTROS, EM TODO O ESTADO
Iniciativa do Sesc em Minas, o Minas ao Luar é uma das ações de maior incentivo à música nacional. Em uma nova fase, com variedade de ritmos e estilos, a iniciativa continua percorrendo todo o território estadual promovendo grandes encontros artísticos e fomentando a música brasileira.
Desde a primeira edição, foram centenas de apresentações em diversos municípios, dentro e fora de Minas Gerais, contabilizando um público superior a dois milhões de espectadores. Todo esse sucesso já rendeu a produção de três discos – Minas ao Luar: Canções 1; Minas ao Luar: Canções 2 e Minas ao Luar: Canções 3 – e um livro, com letras e cifras para acompanhamento em violão, o Minas ao Luar: Canções. Além disso, o Sesc lançou, em dezembro de 2014, o primeiro DVD: Minas ao Luar: ao vivo no Sesc Palladium, que é distribuído, gratuitamente, nas apresentações, como acontece com os três discos e o livro produzidos anteriormente.
SERVIÇO
Minas ao Luar em Santana de Pirapama
Data: 20/10/2018
Horário: 21h
Atrações: Sanducka Brasil Banda | Aline Calixto
Local: Av. Santana, s/nº, Centro
Classificação: livre
Entrada gratuita
Com AsCom Sesc