Logo

Foi convidado para apadrinhar um casal? Saiba o que diz a etiqueta

Ser convidado para um casamento é uma grande alegria, sobretudo quando esse convite vem associado à função de padrinho. Porém, a proposta pode também gerar ansiedade e dúvidas de quem nunca desempenhou esse papel. Afinal, o padrinho e a madrinha precisam fazer algo em especial?

Imagem: PixabayImagem: Pixabay

De acordo com a etiqueta, sim. Mas isso não pode ser um motivo de preocupação. Na verdade, as maiores dores de cabeça continuam sendo dos noivos, pois eles são os responsáveis pela organização da festa. Os padrinhos, no entanto, podem ajudar em alguns aspectos. Confira!

Ninguém é obrigado a aceitar o convite

Pode até soar estranho, mas ninguém precisa ser padrinho de casamento se não quiser – e puder. É melhor ter honesto e recusar o convite, explicando o motivo, do que assumir a responsabilidade mesmo sabendo que não terá disponibilidade para ela.

Participação

Antes e durante o evento, os padrinhos costumam ser bastante requisitados pelos noivos. Seja para organizar algo ou, simplesmente, tirar fotos esses convidados precisam se mostrar presentes.

No caso das fotografias, em geral, os padrinhos e pais dos noivos são os primeiros a serem fotografados. Por isso, é essencial que essas pessoas mais próximas não dispersem logo no começo da festa, caso contrário, poderão prejudicar uma recordação dos noivos.

Imagem: Pixabay

Presente

De acordo com matéria da Exame, os brasileiros gastam em média R$270 no presente de casamento. Nessa faixa de preço, é possível dar um jogo de cama, conjunto de panelas, passeio para a lua de mel, etc.

No caso dos padrinhos, a expectativa é que eles deem algo mais elaborado, por causa dessa proximidade com os noivos. Porém, não quer dizer que vale se endividar apenas para cumprir a etiqueta.

Imagem: PixabayImagem: Pixabay

Uma ideia é conversar com o casal para saber se pode dar algo fora da lista de casamento. Em geral, esses presentes só podem ser comprados em um só lugar, sendo que nem sempre é o lugar mais barato.

Se possível, consulte os produtos das lojas Cem, da Magazine Luiza e de outras varejistas desse segmento. Compare as promoções e condições de cada uma. É possível encontrar várias opções mais econômicas e que também irão agradar a nova família.

Roupa

Se os noivos escolheram uma cor de roupa para os padrinhos, respeite. Lembre-se de que a cerimônia é um momento muito importante que ficará guardada para sempre, na memória e nas fotografias.

Imagine você ser a única pessoa da lista de padrinhos a vestir uma tonalidade diferente. Isso irá causar estranheza durante o evento e poderá decepcionar o casal.

Caso tenha dificuldade de encontrar o traje que deseja, busque auxílio de outros padrinhos. Não envolva os noivos nessa etapa, porque eles já estão ocupados com outras etapas do grande dia. Para evitar problemas quanto ao vestuário, garante o seu o quanto antes.

Saiba quem é seu par

Chamar para ser madrinha ou padrinho sem o cônjuge é comum – e não merece preocupação. Mas vale a pena conhecer a pessoa com que dividirá a cerimônia ao seu lado.

Se a grana estiver curta, pode até ser interessante sugerir a divisão do valor do presente para a outra pessoa. Assim, vocês conseguem comprar algo adequado e à altura da função de padrinhos, sem prejudicar o orçamento.

Depois do casamento

Ser padrinho não acaba quando a festa termina. Após o grande dia, certamente, os noivos vão querer continuar sendo lembrados pelos amigos e familiares. À princípio, pergunte se pode fazer uma visita e quando é o melhor momento.

Chamar o casal para sair ou jantar na sua casa também é uma forma de demonstrar gratidão e mostrar que a amizade permanece. Afinal, os casados também gostam de encontrar outras pessoas e se divertir.

Além de ser uma honra, ser padrinho e madrinha é uma grande responsabilidade, mas que pode ser exercida com muito carinho. Coloque-se no lugar no casal e respeite as decisões dele. Dessa forma, você os ajudará a festejar o grande dia sem preocupações!

conteúdo de responsábilidade do anunciante



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks