Todo mundo teve aquele professor inesquecível que o incentivou a perseguir seu sonho. Arte, história, ciência, matemática… o contato com as diferentes áreas do conhecimento começa na escola. E os professores desempenham um papel fundamental nesse processo, seja na educação infantil — apresentando aos pequenos atividades, brincadeiras e experiências essenciais para o desenvolvimento, que serão a base para o adulto que seu filho se tornará —, seja nas outras etapas da vida escolar, em que, além de ensinar as matérias, os educadores contribuem para que os alunos aprendam sobre aceitação, amor próprio e outras lições importantes para a vida toda.
Por isso, neste sábado (15), em que se celebra o Dia dos Professores, separamos filmes para assistir com as crianças que trazem educadores marcantes da ficção. Com muita comédia, emoção e aventura, as produções mostram a diferença que um bom professor pode fazer na vida dos pequenos. Prepare a pipoca e confira a lista!
1. Matilda (1996)
“Matilda” é um clássico infantil, dirigido por Danny DeVito. Na trama, a personagem que dá nome ao filme vive uma história muito triste e solitária de início, sendo maltratada pelos pais e pelo irmão. De repente, tudo começa a mudar quando ela desenvolve poderes mágicos, tornando-se capaz de movimentar objetos com a mente, e ela os usa para lidar com a sua arrogante família. Quando Matilda é matriculada na escola, regida por uma terrível diretora, ela conhece Honey, uma professora doce e gentil. Ela é a única que enxerga a inteligência e as habilidades da menina. Honey sempre a incentiva a utilizar sua sabedoria e os seus poderes para o bem e Matilda começa a enxergá-la como a família que sempre sonhou em ter.
Onde assistir: Netflix
2. Uma Professora Muito Maluquinha (2011)
O longa é inspirado na obra homônima do cartunista Ziraldo, criador do famoso personagem Menino Maluquinho. Com direção de André Alves Pinto e César Rodrigues, “Uma Professora Muito Maluquinha” acompanha a história de Catharina, que retorna para sua cidadezinha natal no início dos anos 40 depois de um período estudando fora e passa a lecionar em uma escola primária. Com seus métodos não convencionais de ensino, a professora consegue conquistar o coração dos seus alunos. Mas seu carisma e comportamento à frente do seu tempo começam logo a incomodar os mais conservadores, o que gera tensões entre os moradores da cidade.
Onde assistir: Netflix
3. Escola de Rock (2003)
Quem é fã de música com certeza já viu “Escola de Rock”, dirigido por Richard Linklater. A história gira em torno de Dewey Finn, um cantor e guitarrista que acaba de ser demitido da sua banda. Para pagar as contas, ele finge ser um professor de música substituto em uma prestigiada escola particular. Por ser roqueiro, ele começa a ensinar os alunos sobre o gênero musical e, com seu jeito engraçado e habilidades, ele consegue inspirar as crianças a tocarem diversos instrumentos. Então, ele decide formar uma banda com alguns dos estudantes e, acreditando no potencial dos pequenos músicos, ele os inscreve na Batalha de Bandas. O longa é considerado um clássico da cultura pop dos anos 2000 e sempre faz muito sucesso entre os jovens.
Onde assistir: HBO Max
4. Kung Fu Panda (2008)
Dirigida por John Stevenson e Mark Osborne, a animação apresenta Po, um urso panda desajeitado que trabalha no restaurante do seu pai, mas que sempre teve uma grande paixão: o kung fu. No entanto, o que ele menos esperava era que seria o escolhido para cumprir uma antiga profecia e se tornar o dragão guerreiro, lutando ao lado de seus ídolos: Garça, Tigresa, Louva-deus, Macaco e Víbora. Há dois mestres que ensinam lições valiosas a Po: o sábio mestre Oogway e o rígido Shifu. Embora de início Shifu não compreenda o panda, ele consegue encontrar a forma certa de incentivá-lo, ajudando-o a atingir seu potencial máximo e acreditar em si mesmo.
Onde assistir: Netflix
5. Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)
É impossível não conhecer a famosa saga de J.K. Rowling. A série de sete livros foi adaptada para os cinemas e marcou uma geração com suas histórias fantasiosas sobre o jovem Harry Potter que, aos 11 anos, descobre que é um bruxo. Ele, então, é convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde faz amizades e vive aventuras pra lá de emocionantes. Por isso, é claro que os professores têm um papel muito importante em todos os filmes, como em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, dirigido por Chris Columbus.
Um dos mestres mais poderosos da escola é Dumbledore, o diretor. Sempre com serenidade e compostura, ele busca despertar o melhor nos seus alunos. Outra professora muito adorada pelos fãs da saga é Minerva McGonagall, diretora da Casa Grifinória e responsável por lecionar Transfiguração. Apesar de ser rígida, é sempre muito justa com os alunos.
Onde assistir: HBO Max
Da Redação com Revista Crescer.