O mundo se prepara para uma onda de afeto e conexão neste sábado, 13 de abril, pois celebramos o Dia do Beijo. Mais do que um simples toque de lábios, como bem diz a música do Raça Negra, “um beijo na boca não é simplesmente uma coisa banal”. Esse gesto, carregado de carinho e benefícios à saúde, também pode transmitir algumas doenças.
O setelagoas.com.br traz informações para os “beijoqueiros de plantão” sobre os benefícios e riscos dessa prática tão prazerosa e viciante.
Estudos recentes comprovam que o beijo é uma verdadeira fonte de benefícios para a saúde, similar a um bom vinho que melhora com o tempo. Ao beijar, liberamos uma enxurrada de dopamina e serotonina, hormônios que nos proporcionam prazer, bem-estar e um abraço reconfortante de felicidade. Quanto mais profundo o sentimento, mais abundante essa torrente de sensações positivas.
Benefícios do Beijo:
- Reduz o estresse e aumenta o bem-estar: O beijo estimula a liberação de dopamina e serotonina, que combatem o estresse e causam sensação de prazer e bem-estar.
- Aumenta a libido: O beijo na boca libera testosterona, hormônio responsável pela libido e atração sexual, intensificando o prazer na relação sexual.
- Fortalece a imunidade: A troca de bactérias na saliva durante o beijo ajuda o organismo a criar anticorpos e fortalecer o sistema imunológico. (Lembre-se de evitar beijar quando estiver doente.)
- Beneficia o corpo todo: Um beijo queima de 2 a 3 calorias por minuto, movimentando 34 músculos faciais e 112 músculos posturais. A excitação durante o beijo também provoca vasodilatação, beneficiando todo o corpo.
- Melhora a autoestima: O beijo aumenta a produção de ocitocina (“hormônio do amor”) e vasopressina, que fortalecem os laços afetivos e elevam a autoestima e autoconfiança.
Perigos:
É importante lembrar que, como toda aventura, o beijo também tem seus riscos. Doenças como Hepatite B, Herpes e Candidíase podem ser transmitidas pelo beijo.
Dicas para Beijos Seguros:
- Mantenha a higiene bucal em dia.
- Faça exames regulares.
- Se estiver doente, evite beijar.
Neste Dia do Beijo, vamos abraçar com carinho, beijar com paixão e lembrar que o segredo de um beijo inesquecível está no amor e na conexão que ele carrega. Porque, afinal, como diz o ditado, “um beijo fala mais que mil palavras”.
Djhéssica Monteiro