Este mês de agosto marca, efetivamente, o início da campanha eleitoral na cidade. Após abertura de comitês e começo das caminhadas pelos candidatos, o SeteLagoas.com.br, realiza uma rodada de entrevistas com os candidatos a vice-prefeito da cidade. Muitas vezes sem oportunidade de mostrar seus pensamentos e aspirações sobre o cargo, vamos conhecer, a partir de agora, as motivações e intenções de cada um dos quatro concorrentes ao cargo.
Representando a mulher e o funcionalismo público, como ela própria diz, Aparecida Lustoza compõe a chapa encabeçada por Caio Valace. Disputando sua primeira eleição “Cida da Administração” como é conhecida, afirma que está aprendendo a fazer política e que não será figura representativa no cargo, se eleita, acompanhe.
SeteLagoas.com.br: Por que se candidatar ao cargo vice-prefeito?
Um dos principais motivos é sair da zona de conforto e de comodidade que a gente fica. Eu sempre critiquei quem esteve no poder e a gente fica numa posição de crítico, então quando fui convidada pensei, por que não? É uma oportunidade, nunca tinha me visto nessa posição, nessa situação. Mas achei que é uma oportunidade, não sei fazer política, nunca fiz, mas aprendemos fazendo e resolvi encarar o desafio e entrar para valer mesmo.
SeteLagoas.com.br: Culturalmente o vice-prefeito é tido como uma figura sem função, quem manda é o prefeito. Como será sua atuação diante dessa afirmativa, se eleita?
O compromisso que eu tenho quando aceitei o convite é que terei uma participação ativa e não serei uma figura decorativa no partido. Estamos elaborando as propostas para ter uma participação mais consolidada e não figurativa.
SeteLagoas.com.br: Como você acha que deve ser a atuação de um vice-prefeito?
No meu caso como sou representante da mulher e do funcionalismo público a preocupação imediata da gente é mais em atender o funcionalismo. Eu sei a necessidade maior deles, de um plano de carreira mesmo, e não ficar somente no papel, como vejo na prefeitura ao longo de muitos anos que estou lá.
SeteLagoas.com.br: Por que você se considera preparada para o cargo?
Eu não me considero preparada, estou me preparando, estou me preparando. Nunca tinha me envolvido em política e desde que aceitei o convite estou me preparando realmente e empenhando de acordo, a fundo mesmo.
SeteLagoas.com.br: O atual prefeito governou sem a figura do vice em grande parte do mandato, você acha que isso interferiu ou atrapalhou a atual administração?
Atrapalhar eu não sei, não posso falar, mas acho que fez falta sim a presença de um vice. De repente se ele tivesse a presença ativa e constante de um vice ele tivesse mais felicidade na administração dele, porque deixou muito a desejar.
Nos próximos dias a população poderá conhecer um pouco mais dos outros candidatos a vice-prefeito. O SeteLagoas.com.br fará para toda região, a cobertura voto a voto, direto da sede do TRE em Belo Horizonte, da apuração dos votos das eleições 2012, em 7 de outubro.
Por Marcelo Paiva