Edmundo Diniz Alves é advogado, pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil, e em Direito Minerário e Ambiental. Com vasta atuação nas áreas de direito público, empresarial, minerário e ambiental, Alves possui um extenso histórico de contribuições em diferentes instituições. Além disso, Edmundo Diniz é um dos pré-candidatos ao cargo de prefeito em Sete Lagoas em 2024.
Em âmbito municipal, Edmunso já ocupou posições como subsecretário de saúde, consultor de licitações e Secretário Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura em Sete Lagoas, além de exercer a presidência de diversos conselhos ambientais e do SAAE.
Edmundo Diniz começou destacando que na sua gestão dentro da pasta de meio ambiente o município abarcou a responsabilidade pelo licenciamento ambiental de várias classes de empreendimentos, outras ainda estão nas mãos do estado. Isso tem trazido mais celeridade nos processos que antes duravam até uma década, para cerca de meses.
Um exemplo prático citado por Edmundo Diniz foi uma portaria editada por ele que ampliou a análise prévia de documentos dentro dos processos de licenciamento ambientais na cidade de dez para trinta dias. O que a princípio pode parecer mais demora, na verdade gera a eliminação do “vai e volta” de documentos ao passo que, após os trinta dias, todas exigências de correções ou complementações são feitas de uma única vez.
Entrando no assunto das pré-candidaturas ao cargo de prefeito, Edmundo Diniz reafirmou que se declara apto ao posto e que está à disposição do grupo político do atual prefeito Duílio de Castro.
Edmundo acredita que até a próxima semana o grupo já tenha uma definição clara de quem serão de fato os seus candidatos: “Já houve um amadurecimento de ideias muito importante dentro do grupo”, declarou. Ele completou ainda dizendo que o plano A do grupo é ter Duílio como candidato a prefeito, mas que na hipótese disto não ser possível por julgamento do Tribunal Superior Eleitoral, os planos B também estão sendo debatidos.
Edmundo Diniz acredita que seja normal o grande número de pré-candidatos declarados na cidade pois é preciso que os partidos façam tais declarações para captar a reação do público eleitoral. Ele revelou que pesquisas internas feitas pelo seu grupo revelaram que 40% do eleitorado em Sete Lagoas ainda não sabe em quem votar.
Edmundo Diniz relatou que o atual grupo político do prefeito Duílio de Castro é muito unido e também aberto a quem queira se aproximar e agregar ideias. Sobre boatos que circulam pela cidade de uma aproximação entre Duílio de Castro e o deputado estadual setelagoano Douglas Melo visando alguma composição ou apoios no pleito deste ano, Edmundo Diniz declarou que isso seria muito bem vindo.
Porém, Edmundo não considera vantajoso politicamente para a região que o deputado abra mão de seu cargo para se dedicar integralmente ao município. Na opinião de Edmundo, Douglas Melo tem papel importantíssimo dentro da assembleia estadual representado não só Sete Lagoas como cidades vizinhas.
Sobre a articulação da política local com os governos estadual e federal, Edmundo Diniz se declara abertamente de direita mas igualmente disponível para diálogo com todos os lados. “Sou de direita, inegavelmente. Não votei no Lula mas torço para que o governo dele dê certo porque estamos no mesmo barco”, disse.
Além disso, nas palavras de Edmundo Diniz “dinheiro não tem cor” e “uma coisa é ideologia, outra coisa é efetividade”, ao se referir a verbas e projetos que por ventura sejam destinados pelo governo federal a Sete Lagoas.
Reveja o Passando a Limpo na íntegra: