O programa Passando a Limpo recebeu nesta sexta-feira (5) o prefeito de Sete Lagoas Duílio de Castro (PSB). Em meio ao período de anúncios de pré-candidatura visando o próximo pleito municipal, Duílio reafirmou ser o nome mais cotado dentro de seu grupo para encabeçar uma possível chapa e também valorizou as demais opções, revelando que a chapa a ser lançada oficialmente como pré-candidata será divulgada no próximo dia 13. Duílio de Castro fez também um balanço das ações consideradas mais importantes no seu atual mandato.
Sobre sua já anunciada pré-candidatura à reeleição municipal, o atual chefe do executivo reiterou que existe um consenso dentro do seu grupo político de que ele é o nome mais indicado a encabeçar a chapa. Ele também reafirmou que, caso o grupo opte por realmente lançá-lo no próximo dia 13, irá lutar pelo direito de se candidatar perante a Justiça Eleitoral.
Há o entendimento dentro do setor jurídico que o aconselha de que Duílio se candidatou a prefeito apenas uma vez (em 2020) e que, portanto, poderia se candidatar uma segunda. Quando assumiu o cargo em 2019 após a renúncia do então prefeito Leone Maciel, Duílio entende que o fez por exercício da função e força de lei já que era o vice.
Porém, o atual mandatário também reafirmou que seu grupo político é unido e com opções de qualidade para compor a chapa. Ele deixou aberta também a possibilidade de aproximações: “Qualquer um de Sete Lagoas está convidado a participar do nosso grupo político”, complementando que “projeto político não tem nome” ao se referir que, acima do nome do eventual candidato, está a vontade de colaborar numa gestão dos próximos quatro anos sem “vaidades”.
Duílio de Castro relembrou que, quando assumiu seu mandato em 2021, o município enfrentava dificuldades financeiras como, por exemplo, dívidas acumuladas e três folhas de salários atrasados além do 13º de servidores públicos. Nas palavras do prefeito, “a ação mais importante [da atual gestão] foi pagar dívidas e obter a Certidão Negativa de Débitos (CND)”. Em segundo lugar ele coloca as obras recuperação física da cidade que vêm sendo feitas.
Entre elas Duílio destaca a recuperação de ruas e avenidas feitas dentro do programa Provias: substituição de manta asfáltica, obras de drenagem e recomposição paisagística estão sendo realizadas em vias como a Padre Tarcizo, Guimarães Rosa, Avenida do Contorno. Uma ordem de serviço para início dos trabalhos na Avenida Dalton seria dada ainda hoje de acordo com Duílio de Castro.
Outros feitos do mandato
Segundo Duílio, o aumento da arrecadação municipal nos últimos anos se deve a uma abertura de mercado e recuperação fiscal na cidade. O prefeito disse que em 2019 a arrecadação anual do município era de aproximados R$ 612 milhões. Já em 2024 a previsão é que sejam amealhados R$ 1,4 bilhão.
Outra iniciativa debatida no programa foi a entrega de títulos de propriedade de imóveis em Sete Lagoas. Duílio disse que existem aproximadamente 20 mil unidades sem escritura em Sete Lagoas. Em seu mandato, o prefeito afirmou que cerca de 4.500 escrituras já foram entregues.
Uma notícia que chamou atenção nesta semana foi o anúncio do projeto de um novo aeroporto na cidade. Complementando o que havia sido anunciado, Duílio revelou que nesse projeto estão incluídos o aeroporto, galpão de manutenção, hangar e centro de abastecimento das aeronaves. O prefeito também afirmou que tratativas estão sendo feitas também para instalação de uma empresa de montagem de aeronaves no município.
Reveja o Passando a Limpo na íntegra: