No próximo dia 28 de novembro associados em dia da Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, vão escolher novo mandatário para a entidade. O atual presidente Kefferson Alves Jardim (chapa “Renovação: Força, União e Transparência para Crescer”) e o lojista Hudson Marcelo Viana (chapa: CDL Atuante, Empresariado Forte”) se inscreveram como candidatos.
Para que os associados com direito a voto conheçam melhor os candidatos, o SeteLagoas.com.br apresenta, a seguir, em pequena entrevista as motivações e propostas de cada um dos dois candidatos. Nesta sexta-feira, 22, foi divulgada a entrevista com Hudson Viana, veja AQUI. Confira abaixo a entrevista com Kefferson Jardim. A eleição na CDL não acontecia há 40 anos e os últimos presidentes foram empossados por aclamação.
SeteLagoas.com.br: Porque se candidatar ao cargo de presidente?
Estamos montando uma chapa que vejo na figura do presidente uma mera pró-forma da entidade para cumprir o estatuto. Criamos uma chapa com várias lideranças da cidade primeiro no intuito de focar em cima do empresário, estamos colidindo forças para união entre SindComércio, Acisel, Credisete e CDL para fortalecer o empresariado. Nós vamos pautar uma gestão totalmente transparente onde o associado vai participar realmente da CDL, isso é um ponto que a gente enxerga que não é bom hoje.
Como pretende convencer o associado?
Tem uma série de questões que estamos pensando como: criar um planejamento estratégico para a CDL ter um rumo certo voltado para o comércio e para o crescimento do empresariado. Implantar uma gestão voltada para resultados. A união efetiva entre CDL, SindComércio, Acisel e Credisete. Fortalecer o associativismo em Sete Lagoas, fazer com que o associado entenda que ele faz parte da entidade que não é feita de diretores e sim de associados, ela só existe por causa dos associados, queremos fortalecer isso. Precisamos incrementar o portfólio de produtos e serviços da CDL porque hoje a entidade gera muito pouco benefício ao associado, precisamos intensificar e gerar isso. A CDL tem hoje cadeira em quase todos os conselhos da prefeitura e isso foi um pedido meu quando assumi interinamente. Queria que todas as informações desses conselhos fossem repassadas aos associados e, infelizmente, ainda não consegui isso por causa de algumas resistências internas, mas quero isso. Levantar as reais necessidades dos associados e trabalhar essas demandas. Vai ser uma gestão pautada em gestão e transparência. Outra coisa que queremos ofertar também são treinamentos direcionados. Um exemplo é que podemos ter um curso de vendas específico para uma loja de autopeças e não um curso genérico de vendas, mas um curso específico. Queremos criar um concurso para valorizar os vendedores e atendentes. Queremos valorizar o atendimento e prezar pela qualidade no atendimento do comércio onde o consumidor vai pontuar o vendedor e no final do ano queremos criar uma premiação para esse vendedor. Outro ponto é desenvolver o turismo de negócios e de lazer porque esse turismo reflete no comércio. A chapa chama Renovação e quer renovar e criar uma nova cara para a CDL, quer acabar com os entraves que existem dentro da CDL. Quer criar uma CDL forte voltada para o associado que é quem precisa saber tudo que está acontecendo dentro da CDL e ter trânsito a todas as informações, o principal ponto é esse. E outro ponto é que acabamos ganhando uma experiência, uma vivência dentro da CDL, para entender esse movimento não só de Sete Lagoas, mas de outras cidades. Como comparativo, a CDL da cidade de Itaúna que tem 82 mil habitantes, tem 27 mil registros de SPC por mês, Sete Lagoas tem nove mil, tem alguma coisa errada. Porque que uma cidade de 220 mil habitantes tem nove mil registros? Tem um ponto que precisa ser analisado e corrigido.
Ainda há descontentamento da população com o atendimento do comércio, o que a CDL pode fazer para mudar isso, na sua opinião?
A gente vê esse reflexo mesmo de que o atendimento é fraco. O primeiro ponto é qualificar com treinamento específico por setor. Segundo é gerar planos de incentivo com um concurso do melhor vendedor, que ele terá um ganho nesse sentido. É incentivar as pessoas a querer atender bem, esse é um ponto importante que a gente precisa trabalhar.
Por Marcelo Paiva.