O técnico Dunga considerou difícil o grupo que coube ao Brasil na Copa das Confederações, depois do sorteio realizado em Joanesburgo, com Itália, EUA e Egito. Comparado então ao Grupo A, que tem África do Sul, Iraque, Nova Zelândia e Espanha, Dunga disse não haver exagero na definição feita pela imprensa como sendo o B o “grupo da morte”.
– É um grupo duro, que se torna mais difícil ainda quando comparado ao Grupo A. Claro que seria melhor enfrentar seleções menos fortes no início, mas não dá para escolher adversários. Temos que estar bem preparados para superar todos os obstáculos..
Dunga fez uma rápida análise das seleções que o Brasil enfrentará na primeira fase. A Itália, com sua tradição e futebol de estilo competitivo, é logicamente o adversário mais difícil. Os Estados Unidos, para o técnico, apresentam um futebol que vem evoluindo muito nos últimos anos, e o Egito é apontado com um time que poderá surpreender.
A delegação viaja para a África do Sul depois de a Seleção Brasileira participar das 13ª e 14ª rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, quando enfrentará o Uruguai, no dia 7 de junho de 2009, em Montevidèu, e o Paraguai, no dia 10 de junho, em casa
A Seleção Brasileira é a atual campeã da Copa das Confederações, com o título conquistado em 2005, na Alemanha.
O critério para a participação das oito seleções foi o seguinte: o Brasil (campeão da Copa América de 2007), Itália (atual campeã do mundo), Espanha (campeã da Eurocopa 2008), Egito (campeão da Copa das Nações da África 2008), Estados Unidos (campeão da Copa Ouro 2007), Iraque (campeão da Copa da Ásia 2007), Nova Zelândia (campeã da Copa das Nações da Oceania 2007/08) e África do Sul (país anfitrião).
CBF NEWS