Uma reunião envolvendo o presidente do Conselho Municipal de Esportes, o empresário César Maciel, e o Diretor Geral do Conselho Superior de Esportes da Espanha, Jesús Mardaras Arrue, em Madrid, discutiu o potencial de Sete Lagoas como candidata a se tornar uma das sub-sedes (base camps) da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações em 2013.
Na ocasião, fui apresentado um material de divulgação da cidade, composto por um DVD e o belo caderno “Bem-vindo a Sete Lagoas”, com informações turísticas e históricas.
O material foi produzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e entregue a Jesús Arrue.
O mesmo material foi entregue a outros nove presidentes de Confederações de outras nacionalidades. De acordo com Cesar, os demais membros se “comprometeram a encaminhar a seus colegas do futebol e manter contato para posteriores apresentações; e negociações, especialmente quando da definição de vagas e sorteio de grupos”, explica César Maciel.
O comitê municipal gestor para a defesa do nome de Sete Lagoas entre as cidades que receberão a Copa de 2014 foi criado com o decreto 4.187, em 2010.
A função do comitê é a de articular politicamente com esferas governamentais e iniciativa privada, além de organizar e sistematizar projetos prioritários para o torneio internacional de futebol.
A utilização da Arena do Jacaré como campo de treinamento, a proximidade ao aeroporto internacional e Belo Horizonte, as belezas naturais da cidade e os investimentos nos resorts são destacados como pontos fortes de Sete Lagoas.
Os integrantes do comitê trabalharão para incluir o município no portfólio nacional de subsedes da Copa 2014, através do qual os técnicos das seleções escolhem onde querem se hospedar para durante o torneio.
Os representantes dos órgãos governamentais são Nadab Abelin (secretário de Governo), Eder Bolson (secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Sérgio Antônio de Paula (secretário de Esportes e Lazer).
Pelo setor empresarial, integram o comitê o empresário Gustavo Paulino, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (ACI), Eduardo Rocholli, e o gerente do Senac, Wilfred Sacramento Júnior. O jornalista Chico Maia leva o nome da imprensa local.
por Secom/Prefeitura de Sete Lagoas