Os atletas do karate e de outras modalidades em Sete Lagoas já se preparam para participar da competição que será realizada na cidade no mês de agosto. A chamada Copa Interclubes tem apoio da academia Shidô Kan, juntamente com a Prefeitura de Sete Lagoas.
O evento, reunirá cerca de 800 atletas da área em três dias de competição. Hoje, a cidade é destaque em diferentes modalidades, sendo que, um dos atletas da casa, Jefferson Tadeu, é bicampeão na categoria Cadet.
A academia está pela 11ª vez liderando o ranking, referente aos Resultados Oficiais dos Rankings Regionais do Calendário 2011, que mede o número de medalhas adquiridas em um ano. Conforme listado, a SHIDO KAN é líder, seguida da academia CAIC e outras duas escolas de treinamento.
Apesar do destaque dentro do cenário nacional e estadual, o responsável pela academia e árbitro do esporte, Rainério Costa Batista de Sousa, diz que hoje, o esporte ainda está “apagado” na cidade. “Temos muito incentivo, mas o esporte ainda não é muito divulgado. Há três administrações recebemos o apoio da prefeitura e em quase 30 anos realizamos 14 campeonatos”, afirma.
Rainério diz ainda que a pouca divulgação das atividades está no fato de o esporte não fazer parte do dia-dia da maioria dos jovens da cidade. “Se tivesse a prática do Karate, por exemplo, nas aulas de educação física, o esporte seria mais popular”, afirma.
Ele conta, que para disseminar a prática na cidade, oferece bolsas para atletas que queiram treinar, mas que não podem custear a iniciativa. “Nós temos uma mensalidade, mas qualquer atleta que procurar a academia terá acesso ao esporte porque nosso compromisso é com o social”, afirma.
A disputa que será realizada em Sete Lagoas, acontecerá no estádio Vinicius Dias de Avelar e contará com a organização da academia Shidokan, juntamente com a Prefeitura de Sete Lagoas.
Antes disso, no dias 10 e 11 de março, acontece em Uberlândia o Campeonato Mineiro de Karatê. Os vencedores irão disputar o Campeonato Brasileiro em Vitória, Espírito Santo, programado para 13 a 15 de julho.
Participam da competição dois atletas da Shido Kan, Filipe Botelho Cani e Jefferson Tadeu (atual campeão brasileiro). Ao todo, a academia da cidade conseguiu em um ano, 71 medalhas, disputadas por atletas com faixa etária a partir de 5 anos de idade.
por Cíntia Rezende