O Democrata poderá deixar de representar a cidade em competições profissionais, segundo informações divulgadas no site Amigos do Democrata. Segundo informado, a diretoria do Democrata Futebol Clube já fala em não ter condições de inscrever a equipe na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro 2012.
Com diversas dívidas, que ultrapassam a quantia de R$ 4 milhões, o grupo não tem como custear nem gerar receitas. Com isso, os dirigentes afirmam que não irão colocar o time em campo sem reais condições de vencer.
Caso isso ocorra, o Jacaré irá comemorar seu centenário, em 2014, longe da elite do futebol mineiro, como era de desejo de todo torcedor alvirrubro. Vale lembrar que em 1995, o time ficou afastado das competições profissionais até 2004; também em função de dívidas.
Desde 2008, o Democrata vem passando por crises administrativas, jurídicas e financeiras. Indícios de irregularidades, grandes dívidas e a queda para o Módulo II fizeram com que o então presidente Humberto Timo e seu vice renunciassem ao cargo, colocando o presidente do Conselho Deliberativo, Felisberto Gregório, no comando. Mesmo com a tentativa de reestruturação administrativa, houve falta de apoio financeiro por parte de empresas e de outros setores, fato que levou o time para a Segunda Divisão do estadual.
Apesar da parceria entre o Governo de Minas e o time para administração da Arena, as dívidas continuaram pois a renda gerada foi usada para penhora de pagamentos das dívidas do clube. Recentemente, as dívidas colocaram o maior patrimônio do Democrata, a Arena do Jacaré, em leilão, porém o Governo do Estado suspendeu a ação sem data para retomar o leilão.
Outro fator poderá ainda gerar uma pequena concorrência com o Democrata, que é criação da equipe Minas Brasil Futebol, em Sete Lagoas, que afirma que disputará a segunda divisão do Campeonato Mineiro. A não participação do Democrata ainda não está confirmada e dependerá dos apoios que possam surgir.
Da redação, com informações da Associação Amigos do Democrata