A primeira dessas partidas foi um amistoso disputado em 16 de junho de 1960, no estádio Israel Pinheiro, da recém-inaugurada Brasília. O jogo selou a paz entre os clubes, que estavam rompidos desde 1958. o resultado final foi 2 x 2. Colete abriu o placar para o Atlético-MG, Emerson e Dirceu viraram para o Cruzeiro e Beto empatou.
Apenas 26 anos depois o clássico voltou a ser disputado foram de Belo Horizonte. Em 1996, o gramado do Mineirão estava em reforma e a partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Mineiro foi transferido para Ipatinga, no Vale do Aço. Em 7 de abril, Marcelo Ramos abriu o placar para o Cruzeiro e Ézio definiu o placar a favor do Atlético-MG, 2 x 1.
Em outras duas oportunidades os mineiros do Vale do Aço receberam o maior clássico de Minas em ocasiões que o Mineirão esteve cedido para eventos musicais.
Em 28 de fevereiro de 2001, Cruzeiro e Atlético-MG disputaram no estádio Ipatingão o jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Minas. Guilherme abriu o placar para o rival e Jorge Wagner empatou para a equipe celeste.
Quatro anos depois, novo confronto no Ipatingão, desta vez pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. Em 3 de abril de 2005, o empate por 0 x 0 classificou o Cruzeiro para a decisão. Do atual elenco celeste, o goleiro Fábio é o único que esteve em campo naquela partida.
Site Oficial do Cruzeiro