Com seis votos a favor e apenas um contra o Democrata venceu no tribunal e está na final da segunda divisão do Campeonato Mineiro. O julgamento aconteceu no início da tarde desta quinta-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, STJD, no Rio de Janeiro.
Um dos relatores do processo, Paulo Schmitt, justificou o voto a favor do Democrata dizendo que “não há nenhuma dúvida para a Procuradoria de que é preciso privilegiar a equipe que teve o melhor acervo técnico”, se manifestando pelo provimento do pedido do Democrata. Votaram ainda a favor do time de Sete Lagoas Ronaldo Botelho Piacente, Décio Neuhaus, Gabriel Marciliano, Alexander dos Santos Macedo e o presidente do tribunal Flávio Zveiter. Paulo César Salomão foi o único que votou contrário ao Jacaré.
Um dos defensores do Democrata, o advogado Carlos Portinho explica que “estamos aqui para discutir o critério adotado pela Federação Mineira de Futebol, que meteu os pés pelas mãos”. Se referindo ao critério adotado pela FMF que privilegiou a Esportiva Guaxupé.
Ao término do julgamento o presidente do Democrata, Flávio Reis, adiantou que vai conceder, nos próximos dias, uma coletiva para falar sobre o resultado. Mas afirmou que, no momento, não tem time para jogar a final. Além de garantir vaga na final da segundona o Jacaré se assegurou no módulo 2 de 2013.
Logo após, a Federação Mineira de Futebol divulgou as datas e horários das partidas da final:
Data 26/12 Qua 20h30 MINAS FUTEBOL X DEMOCRATA – ARENA DO JACARÉ
Data 29/12 Sáb 20h30 DEMOCRATA FC XMINAS FUTEBOL – ARENA DO JACARÉ
Entenda o caso:
No primeiro jogo da semifinal, Democrata e Guaxupé empataram sem gols em Sete Lagoas. Uma semana depois, no dia 15 de novembro, as equipes empataram por 1 a 1, em Guaxupé. Na hora de determinar quem seguiria à final e ainda conseguiria o acesso, a Federação Mineira determinou que a equipe do Sul mineiro fosse a classificada, levando em conta que o Democrata recebeu um cartão amarelo a mais que o adversário na fase semifinal.
Inconformado com a decisão da FMF, o Democrata entrou com uma Medida Inominada perante o Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD/MG), afirmando que o critério de desempate estaria totalmente equivocado, já que o Regulamento da Competição, em seus artigos 6º e 7º, apontavam como primeiro critério de desempate o maior número de vitórias. Sendo esse o critério, o Democrata seria o classificado, já que soma sete vitórias contra cinco do Guaxupé.
Mas a Medida Inominada foi recebida pelo vice-presidente do TJD/MG, Guilherme Otávio Santos Rodrigues, que negou, em sede de liminar, o pleito do Democrata, referendando a decisão da FMF. Assim, o clube foi ao STJD com um Mandado de Garantia, para impedir a realização da partida final, que aconteceria entre Esportiva Guaxupé e Minas Futebol.
O pedido do Democrata foi atendido pelo presidente do STJD, Flávio Zveiter, que determinou que a Medida fosse julgada pelo TJD/MG, e a final suspensa até o trânsito em julgado do processo. Com o caso de volta a Minas, o TJD/MG negou o pedido do Democrata no julgamento. Assim, o Democrata levou o processo ao STJD, para a análise do mérito.
Com informações do site Justiça Desportiva