Dezessete cidades concorrem as 12 vagas para abrigar jogos da Copa. Amanhã (30) uma comitiva da Fifa começa a visitar as cidades para fazer inspeções finais e então definir as escolhidas.
Após o anúncio das cidades-sede, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá convocar uma reunião com governadores e prefeitos para definir os trâmites para preparação da Copa. “Ele [presidente Lula] quer colocar no papel a responsabilidade de cada cidade e estado e do governo federal para que não haja dúvida e para que haja estabilidade na preparação do mundial”, afirmou Orlando Silva.
Questionado se as cidades concorrentes estão preparadas para receber jogos da Copa, o ministro Orlando Silva respondeu que atualmente nenhuma delas está pronta. “Há cidades que precisam modernizar os estádios, reformar aeroportos, em outras a rede hoteleira precisa ser expandida. Há diferentes demandas, mas creio que a Fifa irá analisar também a capacidade de realização de investimentos.”
Hoje (29), o presidente da Fifa, Joshep Blatter, se reuniu, no Palácio do Planalto, com o presidente Lula e com o ministro do Esporte. Blatter disse ter saído do encontro satisfeito por ter constatar que os estados e o governo federal dão a garantia para a organização dos jogos.
Ontem (28), em visita a São Paulo, Joshep Blatter confirmou que a Fifa atenderia o pleito brasileiro de escolher 12 capitais brasileiras para sediar os jogos e não dez como vinha insistindo.
Após a definição das cidades começa uma nova disputa: a de qual irá ficar com o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014.
Agência Brasil