O governador em exercício Antonio Anastasia e o secretário de Esportes e Juventude, Gustavo Corrêa, apresentaram, nesta segunda-feira (2), o projeto de engenharia e arquitetura para reforma e modernização do Complexo Mineirão/Mineirinho para comitiva da Federação Internacional de Futebol (Fifa), liderada pelo diretor de Marketing da entidade, Thierry Weil, e para o Comitê Organizador da Copa do Mundo de Futebol – 2014. Segundo Anastasia, a primeira impressão da Fifa foi positiva em relação ao Mineirão e à infra-estrutura de Belo Horizonte para receber turistas.
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Antes da visita técnica ao estádio, eles sobrevoaram a cidade para conhecer as principais vias de transportes da capital mineira. Entre elas, a Linha Verde, obra do Governo do Estado que liga o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, à região Central. “Eles tiveram de fato uma sensação muito positiva, não só do Mineirão como já é hoje, mas, em especial, daquilo em que ele vai se tornar após as obras. Inclusive, o chefe da missão elogiou muito a Linha Verde. Ele me fez um relato do que achou da Linha Verde e achou muito bom o traçado da cidade”, afirmou Anastasia, após a reunião técnica.
Belo Horizonte é uma das 17 cidades brasileiras que encaminharam projetos à Fifa como candidatas a se tornarem uma das 12 sedes da Copa. De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, até o final deste mês as comissões técnicas que estão visitando os estádios brasileiros encaminharão análises e sugestões para o Comitê Executivo da Fifa que homologará a escolha das 12 cidades sedes. O anúncio das escolhidas será entre os dias 19 e 20 de março deste ano.
Conforto e segurança
Segundo Anastasia, a reforma do Mineirão vai garantir mais conforto e segurança para atletas e torcedores. Ele afirmou que Belo Horizonte reúne todas as condições de ser eleita uma das sedes da Copa e também de ser escolhida para o jogo de abertura ou encerramento do campeonato mundial.
Entre as intervenções previstas no projeto de reforma do Mineirão está o rebaixamento do gramado, o que permitirá reduzir a distância entre o campo e a arquibancada e melhorar a visibilidade do torcedor. A capacidade do estádio será ampliada dos atuais 61 mil lugares para 69.950 lugares. Desses, 2,5 mil serão assentos VIP e área destinada à imprensa. Serão criados 30 camarotes ao lado das cabines.
Estádio coberto
As obras de reforma do Mineirão também vão garantir que o acesso do público ao estádio seja melhor organizado e mais rápido. A cobertura do Mineirão será estendida e será feita em material leve, resistente às mudanças climáticas e às altas temperaturas. Toda a estrutura de imprensa, sala de aquecimento, sala de treinadores e vestiários serão reformados. Serão construídos novos banheiros bares e restaurantes.
Estacionamento e lazer
O projeto prevê também a expansão do estacionamento do Mineirão com a criação de 14 mil vagas (atualmente são 4,5 mil). Além disso, será construída uma grande praça nivelada sobre lajes escalonadas que contornam e interligam o edifício do Mineirão e do Mineirinho, criando uma unidade para todo o conjunto. Sob essa área poderão ser instalados shoppings, cinemas, praças, restaurantes, espaços para exposições e estacionamento privativo para seleções, times, imprensa e convidados.
Segurança
O Complexo Mineirão/Mineirinho vai contar com um sistema de vigilância por vídeo digital baseado no conceito exigido pelas autoridades de segurança. Câmeras internas e externas com suporte giratório e zoom serão instaladas. A gravação de imagens, parte do sistema de vigilância, será realizada em uma sala de controle central.
Os ingressos e os sistemas de controle de acesso ao estádio serão eletrônicos, como também o de abertura e fechamento de portas e de alarme. Todos esses sistemas serão acoplados ao de vídeo vigilância. Serão construídas mais saídas de emergência e a circulação interna será melhorada com a construção de novas saídas do público.
Infra-estrutura
Em dezembro passado, o Governo de Minas entregou à população de Belo Horizonte a Linha Verde, via de trânsito rápido que liga o Centro de Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Trata-se do principal e mais extenso corredor de tráfego da capital mineira, com 35,4 km, integrado ao sistema de trânsito da RMBH e que será vital para atender o fluxo de turistas durante a Copa.
Ainda este mês deverá ter início a última etapa das obras de alargamento da avenida Antônio Carlos, facilitando o acesso ao Aeroporto da Pampulha, aos bairros da Zona Norte da capital e municípios localizados no vetor Norte da RMBH. No último dia 28, o Governo de Minas assumiu a execução das obras no trecho entre a rua Operários, no bairro Cachoeirinha, até o Complexo da Lagoinha. A obra está orçada em R$ 250 milhões, sendo R$ 190 milhões do Governo do Estado.
O Aeroporto Internacional Tancredo Neves é reconhecido como o aeroporto de melhores condições operacionais do país e sua estrutura operacional está em condições de suportar o aumento de tráfego aéreo para atender a demanda da Copa 2014.
Da redação
com Agência Minas