A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, realizou o seminário “Lei de Incentivo e Oportunidades Geradas Pelos Grandes Eventos Esportivos 2013 a 2016”. Com a participação de autoridades do Governo Federal, o encontro teve como objetivo apresentar os melhores caminhos para se conseguir recursos para os setores esportivos, tanto no poder público como na iniciativa privada.
O evento contou com temas e palestras sobre as oportunidades e desafios gerados pela Copa do Mundo 2014. Além disso, também abordou os possíveis impactos dos eventos internacionais para os países sede com avaliação das oportunidades para os diferentes setores e perfis de turistas. Paulo Vieira, presidente do Departamento de Incentivo e Fomento do Ministério do Esporte foi o principal palestrante.
O evento contou também com case de sucesso do Minas Tênis Clube ressaltando boas experiências na elaboração, aprovação e captação de recursos incentivados. Foi apresentado também um histórico de como receber uma seleção olímpica para sua preparação no Brasil.
O professor Hegler Guimarães (SESC) e o ex-secretário executivo do Ministério dos Esportes, Wadson Ribeiro também fizeram palestras. Este último apresentou todo o processo de candidatura do Brasil e os reflexos para os proponentes dos municípios junto a FIFA e ao comitê organizador local RIO 2016.
A programação, que contou com a presença do prefeito Marcio Reinaldo, foi concluída com a apresentação das oportunidades que serão geradas com a realização dos eventos no Brasil e dos grandes eventos esportivos, como a Copa das Confederações 2013, a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016.
Com informações de Ascom Prefeitura