Apesar de ter sido inventado no Brasil em 1709 pelo Padre brasileiro Bartholomeu de Gusmão, o esporte ainda é pouco praticado no país. O Balonismo também é considerado uma atividade do turismo de aventura e, existem hoje no Brasil pouco mais de 60 centros profissionais capazes de oferecer a atividade.
A poucos quilômetros de Sete Lagoas, cerca de 20 Km, um grupo tem realizado a prática do esporte no Resort Águas do Treme. A turismóloga Flaviana Dias participou recentemente do passeio e define o vôo de balão como inexplicável, “o mais interessante é você ter contato desde a montagem até o vôo.”
A atividade começa ao amanhecer, horário mais indicado devido às condições de vento, segundo Glauco Azevedo, instrutor de balonismo. Os participantes chegam ao local e recebem instruções de segurança e participam do processo de inflação do balão, o que para Flaviana foi um dos momentos mais marcantes “É ter a sensação de estar dentro de uma tenda de circo antes que ele (o balão) seja totalmente inflado.”
O vôo tem duração de 40 minutos onde é possível visualizar a paisagem vegetal e o lago artificial do resort. Oito passageiros compõem o grupo de vôo e podem participar crianças maiores de 07 anos, e adultos de todas as idades.
“É uma sensação indescritível, você está no chão e de repente a 650 metros de altura. Recomendo o passeio para todos, crianças, adultos, melhor idade, o que não vale é perder essa sensação”, incentiva Flaviana Dias.
Para Glauco Azevedo a magia do balonismo está na diversidade da experiência. “Cada vôo é diferente do outro”, explica o instrutor. Ao final do passeio a viagem é celebrada com um brinde, tradição obrigatória de ser cumprida no Balonismo.
Toda a atividade tem uma duração média de 4 a 5 horas, e a ByBrazil Balonismo, empresa responsável pela atividade no Águas do Treme, já está fechando pacotes turísticos com agências para realizar a atividade durante os grandes eventos esportivos que o país vai receber a partir deste ano.
Por Nayara Souza