Sete Lagoas ainda tenta ser eleita uma das cidades escolhidas como Centro de Treinamento de Seleção, CTS, para a Copa do Mundo de 2014. Segundo o secretário de Esportes, César Maciel, o município já foi inscrito no site da FIFA para a concorrência. Na sexta-feira, 31, termina a “última” janela de inscrições para subsedes do mundial.
É exigência da FIFA que os CTS sejam compostos por um local de treinamento e um hotel oficial. É levada em conta a qualidade técnica das instalações oferecidas. Para atender as regras, o município inscreveu a Arena do Jacaré como local de treinamento e os hotéis JN Resort e Veredas, em fase final de construção ao lado do Shopping, para abrigarem uma seleção.
Alguns critérios estabelecidos com regra estão dentro dos que são oferecidos pela cidade; como ter hotel de, no mínimo, três estrelas com localização a, aproximadamente, 20 minutos do referido centro de treinamento; o hotel deverá estar localizado a, no máximo, uma hora de distância de um aeroporto que comporte aeronaves com capacidade para 120 passageiros. Além, claro, a cidade precisa ter um campo em ótimas condições em padrões internacionais.
As seleções escolhem seus locais de treinamento sem nenhuma intervenção da FIFA que vai divulgar no segundo semestre mais 20 cidades que serão escolhidas como CTS. Ao todo, 70 cidades já foram pré-selecionadas. Em Minas, Belo Horizonte, Uberlândia, Ipatinga, Juiz de Fora e Matias Barbosa estão no páreo para abrigarem seleções durante a Copa 2014.
Por Marcelo Paiva