Vivendo um momento único em sua história, o Democrata Futebol Clube completa nesta sexta-feira (14) 110 anos. Entre as glórias de outrora e feitos do presente, a agremiação é uma das grandes forças do futebol no interior de Minas.
Passado
Em 1914, um grupo de amigos se reunia frequentemente no “Bar Chique”, até que no dia 14 de junho, enfim o clube teve forma, na casa de Bernardo de Figueiredo, o Maestro Paizinho, da banda União dos Artistas. O primeiro uniforme, vermelho e branco, foi confeccionado no Rio de Janeiro.
O clube ficou no amadorismo até 1953, quando disputou pela primeira vez o Campeonato Mineiro – e surpreendeu, sendo vice-campeão mineiro em 1955, 1957 e 1963, além de figurar por diversas vezez nas melhores colocações no certame. Durante anos, o clube teve diversos altos e baixos no futebol profissional, ganhando o Módulo II em 1981, e foi vice-campeão na Segunda Divisão e do Módulo II, em 2003 e 2004.
Em 2006, o Democrata inaugurou a Arena do Jacaré, um dos estádios mais importantes de Minas Gerais, com capacidade para 20 mil pessoas, palco de competições do clube e dos grandes times de Belo Horizonte durante três anos.
Presente
O Jacaré, nos últimos anos, vive entre o Módulo I e Módulo II do Campeonato Mineiro. Agora, em 2024, disputa a segunda divisão do certame regional e é líder do Grupo A; ademais, 30 anos após, volta a disputar uma competição nacional, a Série D do Campeonato Brasileiro.
Filipe Felizardo