Impulsionado pela torcida, o Cruzeiro aproveitou a vantagem de jogar em casa e venceu o Fluminense por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (19), no Mineirão, em Belo Horizonte, em partida válida pela 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os gols da vitória celeste foram marcados por William, de pênalti, no fim do primeiro tempo, e nos acréscimos da etapa final.
Com este resultado, o Cruzeiro quebrou um tabu que durava quase seis anos. A última vitória do time celeste sobre o Tricolor havia sido em 25 de agosto de 2018, também no Mineirão, pela 21ª rodada do Brasileirão daquele ano.
A vitória fez o Cruzeiro subir duas posições na tabela do Brasileirão, alcançando a sexta colocação com 17 pontos. A equipe de Fernando Seabra está agora a um ponto do G4. Por outro lado, o Fluminense caiu para a lanterna do campeonato, com apenas 6 pontos.
Próximos jogos de Cruzeiro e Fluminense
Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrentará o Bahia fora de casa no domingo (23), às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador.
O Fluminense, por sua vez, jogará um clássico contra o Flamengo no mesmo dia e horário, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
O Jogo
O primeiro tempo foi movimentado, com ambas as equipes buscando o ataque. O Cruzeiro pressionou bastante o Fluminense, que respondia com contra-ataques perigosos. Aos 14 minutos, Marlon teve uma excelente oportunidade de abrir o placar após um lançamento preciso de Matheus Pereira, mas seu chute cruzado passou raspando a trave.
Pouco depois, Anderson quase marcou contra ao errar um passe. Aos 40 minutos, William abriu o placar de pênalti, após a confirmação do VAR.
No segundo tempo, o Fluminense voltou melhor após ajustes do técnico Fernando Diniz no intervalo. A equipe carioca criou boas oportunidades, mas o goleiro Anderson fez defesas importantes, garantindo a vantagem do Cruzeiro.
O Mineirão completou 500 jogos pós-reforma para a Copa do Mundo de 2014 no duelo entre Cruzeiro e Fluminense. A marca foi celebrada com um selo comemorativo nos uniformes das duas equipes.
Aos 48 minutos do segundo tempo, William marcou um golaço, driblando vários jogadores antes de finalizar no ângulo, sacramentando a vitória do Cruzeiro.
Cruzeiro 2×0 Fluminense
Cruzeiro
Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Felipe Machado (Vitinho), Lucas Silva e Ramiro e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Arthur Gomes) e Robert. Técnico: Fernando Seabra
Fluminense
Fábio; Marquinhos (Calegari), Antônio Carlos, Thiago Santos (Gabriel Pires) e Diogo Barbosa; Martinelli, Lima e Renato Augusto (Terans) e Douglas Costa (Keno); John Kennedy e Germán Cano (Kauã Elias). Técnico: Fernando Diniz
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: Quarta-feira, 19 de junho de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (CBF/SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (FIFA/SP) e Evandro de Melo Lima (CBF/SP)
VAR: Daiane Muniz (FIFA/SP)
Gols: William, do Cruzeiro (40 min do 1ºT e 48 min do 2ºT)
Cartão amarelo: Matheus Pereira, Machado e Robert (Cruzeiro); Diogo Barbosa e Thiago Santos (Fluminense)
Cartão vermelho: nenhum jogador
Público: 28.812 pessoas
Renda: R$ 831.555,00
Da Redação com Itatiaia