O Cruzeiro começou bem neste domingo (23), abrindo o placar, mas sofreu uma virada e acabou goleado pelo Bahia na Arena Fonte Nova, em partida válida pela 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A expulsão de Marlon, aos 24 minutos do segundo tempo, foi decisiva para o resultado de 4 a 1 favorável ao Bahia.
O resultado colocou o Bahia de volta no G4 do Brasileirão, agora com 21 pontos. O Cruzeiro, por sua vez, permanece fora da zona de classificação para a Copa Libertadores, com 17 pontos e um jogo a menos em relação à maioria dos adversários.
A equipe treinada por Fernando Seabra começou melhor na Fonte Nova. Com um gol de Gabriel Veron aos 13 minutos do primeiro tempo, o Cruzeiro abriu o placar. No entanto, perdeu chances de ampliar e pagou o preço.
Ainda no primeiro tempo, o Bahia empatou com Thaciano em uma jogada simples. Após a expulsão de Marlon, o Tricolor fez valer o mando de campo e virou o jogo aos 32 minutos do segundo tempo. Biel e Estupiñan selaram a vitória com o terceiro e quarto gols.
O Cruzeiro volta a campo na próxima quarta-feira (26), às 19h (de Brasília), para enfrentar o Athletico-PR no Mineirão, pela 12ª rodada do Brasileiro. O Bahia também jogará na quarta-feira, às 21h30, contra o Vasco na Fonte Nova.
Aos 13 minutos, Gabriel Veron recebeu um passe em profundidade de William pela direita, driblou Gabriel Xavier, invadiu a área e chutou no ângulo, vencendo o goleiro Marcos Felipe. O lance foi inicialmente anulado por impedimento, mas, após revisão do VAR, o gol foi confirmado.
Aos 18 minutos, Matheus Pereira teve uma chance de ampliar, mas finalizou para fora, ignorando Robert, que estava livre à esquerda.
O Bahia criou perigo pela primeira vez aos 34 minutos, quando Jean Lucas chutou de longe e o goleiro Anderson fez uma bela defesa. Logo em seguida, após um escanteio, Jean Lucas marcou, mas o gol foi anulado por falta no goleiro Anderson.
O Cruzeiro quase marcou o segundo gol aos 44 minutos. Matheus Pereira deu um belo passe para Gabriel Veron, que, cara a cara com o goleiro, perdeu a bola.
O Bahia empatou aos 54 minutos do primeiro tempo. Everaldo cruzou pela direita e Thaciano cabeceou para o gol.
No segundo tempo, o Bahia voltou melhor. Aos 9 minutos, Everaldo chutou da entrada da área e a bola acertou a trave.
Aos 24 minutos do segundo tempo, o Cruzeiro ficou com um jogador a menos. Marlon deu uma solada em Gilberto, do Bahia, e foi expulso após revisão do VAR.
A virada do Bahia veio aos 32 minutos. Ademir cruzou, Biel cabeceou para a pequena área e Estupiñan marcou.
Aos 45 minutos, Biel fez grande jogada dentro da área e finalizou no canto de Anderson, fazendo o terceiro gol.
A goleada foi confirmada no minuto final. Ademir ganhou na corrida e deixou Estupiñan em boa posição para marcar o quarto gol do Bahia.
Bahia 4 x 1 Cruzeiro
Bahia
Marcos Felipe; Gilberto (Ademir), Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Carlos de Pena (Biel) e Cauly (Everton Ribeiro); Thaciano (Estupiñan) e Everaldo (Cicinho). Técnico: Rogério Ceni.
Cruzeiro
Anderson; William (Japa), Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Silva (Arthur Viana), Lucas Romero (Vitinho), Ramiro e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Arthur Gomes) e Robert (Villalba). Técnico: Fernando Seabra.
Gols
Thaciano (54min1ºT), Estupiñan (32min2ºT e 51min2ºT) e Biel (45min2ºT), para o Bahia
Gabriel Veron (13min1ºT), para o Cruzeiro
Cartões amarelos
Lucas Silva, Gabriel Veron e Ramiro (Cruzeiro)
Cartão vermelho
Marlon (Cruzeiro)
Público: 34.609 pagantes
Renda: R$ 954.829,50
Motivo: 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: 23 de junho de 2024 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Clovis Amaral da Silva (PE)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa-RJ)
Da Redação com Itatiaia