Com uma atuação de total domínio, o Botafogo goleou o Atlético Mineiro por 3 a 0 neste domingo (7) no Estádio Nilton Santos, em partida válida pela 15ª rodada do Brasileirão. O time de Artur Jorge jogou com um jogador a mais por mais de 60 minutos, dificultando qualquer chance de reação do Galo.
Luiz Henrique abriu o placar aos 13 minutos com um golaço. Nos minutos finais, Cuiabano e Savarino selaram a vitória do Glorioso.
Após a expulsão de Igor Rabello, o Atlético, comandado por Milito, demorou para se ajustar, mas teve uma melhora no segundo tempo. Hulk chegou a acertar o travessão quando o placar ainda estava 1 a 0.
Com a vitória, o Botafogo alcançou os 30 pontos, ocupando a segunda posição atrás do líder Flamengo. O Atlético, com 18 pontos, está em 12º lugar.
Na próxima rodada, o Botafogo enfrentará o Vitória no Barradão, enquanto o Atlético receberá o São Paulo na Arena MRV. Ambos os jogos acontecerão na quinta-feira (11), às 21h30 (horário de Brasília).
Artur Jorge optou por uma formação ofensiva, contando com Júnior Santos, Luiz Henrique, Eduardo e Tiquinho Soares. O jogo começou disputado, mas a habilidade individual fez a diferença quando Luiz Henrique, aos 13 minutos, acertou um belo chute no ângulo esquerdo, sem chances para Matheus Mendes.
Com a vantagem, o Botafogo pressionou o Atlético, impedindo sua saída de bola com uma marcação alta. A expulsão de Igor Rabello aos 23 minutos, após falta em Luiz Henrique, deixou o Atlético ainda mais vulnerável.
Apesar das tentativas de reorganização de Milito, o Galo teve dificuldades para ameaçar a meta de John. No segundo tempo, o Atlético conseguiu algumas chances, incluindo um chute de Hulk no travessão aos 26 minutos.
Aos 33 minutos, Cuiabano aproveitou um rebote da defesa do Atlético para ampliar o placar. Nos acréscimos, Savarino fechou o placar em 3 a 0, garantindo a goleada do Botafogo.
Botafogo 3 x 0 Atlético
Botafogo
John; Damián Suárez, Alexander Barboza, Bastos e Cuiabano; Danilo Barbosa (Tchê Tchê), Marlon Freitas (Gregore) e Eduardo (Savarino); Luiz Henrique (Óscar Romero), Júnior Santos e Tiquinho Soares (Kauê). Técnico: Artur Jorge.
Atlético
Matheus Mendes; Bruno Fuchs, Igor Rabello, Battaglia; Alan Franco, Otávio, Paulo Vitor (Palacios), Gustavo Scarpa, Cadu (Vargas), Hulk e Paulinho (Vitinho). Técnico: Gabriel Milito.
Gols: Luiz Henrique (13’/1ºT), Cuiabano (34’/2ºT) e Savarino (49’/2ºT), do Botafogo
Cartão amarelo: Bastos e Tiquinho Soares (BOT); Leandro Ávila e Palacios (CAM)
Cartão vermelho: Igor Rabello (CAM)
Renda e público: R$ 910.175,00 / 19.343 pagantes / 21.582 presentes
Motivo: 15ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: 7 de julho de 2024
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (Fifa/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa/RS)
Da Redação com Itatiaia