O Cruzeiro contou com o forte apoio da torcida e venceu o Juventude por 2 a 0, nesta quarta-feira (24), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados pelo lateral-direito William e pelo atacante argentino Juan Ignacio Dinenno, ambos de pênalti, um em cada tempo.
Com a vitória, o time celeste chegou aos 32 pontos, na quinta colocação, colado no G4 do Brasileirão. A equipe estrelada está apenas um ponto atrás do Fortaleza, na quarta posição.
O próximo jogo do Cruzeiro no Brasileirão está marcado para sábado (27), às 21h30, contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Já o Juventude enfrentará o Criciúma, também no sábado, às 19h, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
O JOGO
O Cruzeiro jogou à sua maneira, buscando o ataque e pressionando o adversário. O Juventude esperava, dando campo para o time mineiro, que aproveitava as oportunidades. Mesmo pressionando, o Cruzeiro tinha dificuldade devido à forte marcação dos gaúchos.
A equipe mineira criou chances desde o início. Aos seis minutos, Lucas Romero chutou perto do gol. O Juventude também tentava assustar, aproveitando os espaços deixados pelo Cruzeiro. Aos 10 minutos, Gilberto cruzou na área e Erick Farias quase marcou de cabeça.
O Cruzeiro dominou o restante do primeiro tempo, criando mais oportunidades com Matheus Henrique e João Marcelo. O gol veio aos 44 minutos, de pênalti, convertido por William.
No segundo tempo, o Juventude teve mais espaço, o que foi uma estratégia do Cruzeiro para contra-atacar. O time gaúcho melhorou e criou chances, mas o Cruzeiro continuava perigoso nos contra-ataques. Aos 12 minutos, Matheus Pereira quase marcou um golaço de bicicleta, mas a bola bateu na trave.
Até o fim da partida, o Cruzeiro pressionou pelo segundo gol e garantiu mais três pontos. O volante Walace, contratado junto à Udinese, da Itália, fez sua estreia com a camisa do Cruzeiro, entrando aos 28 minutos do segundo tempo no lugar de Lucas Romero.
Melhor campanha desde 2014
O Cruzeiro registrou sua melhor campanha ao fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro desde 2014, mesmo com um jogo a menos. Com a vitória, o time celeste chegou aos 32 pontos, na quinta colocação, com um ponto a menos que o Fortaleza, o quarto lugar com 33 pontos.
De 2015 a 2023, a melhor campanha do Cruzeiro ao fim do primeiro turno foi em 2017, quando fez 27 pontos em 19 partidas (47,4% de aproveitamento). Em 2014, o Cruzeiro encerrou o turno na primeira colocação, com 43 pontos.
Três reforços começaram como titulares pela primeira vez no time de Fernando Seabra: o volante Matheus Henrique, e os atacantes Lautaro Díaz e Kaio Jorge. O trio já havia estreado, mas saiu jogando de forma inédita.
Cruzeiro 2 x 0 Juventude
Cruzeiro
Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero (Walace), Lucas Silva (Ramiro), Matheus Henrique e Matheus Pereira (Lucas Villalba); Lautaro Díaz (Arthur Gomes) e Kaio Jorge (Juan Ignacio Dinenno). Técnico: Fernando Seabra
Juventude
Gabriel; João Lucas (Gabriel Inocêncio), Lucas Freitas, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque (Ewerthon), Luís Oyama e Jean Carlos; Lucas Barbosa, Erick Farias (Nenê) e Gilberto (Gabriel Bill); Técnico: Jair Ventura
Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 24 de julho de 2024, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (CBF/DF)
Assistentes: Carlos Henrique A. de Lima Filho (CBF/RJ) e Lucas Costa Modesto (CBF/DF)
VAR: Rodolfo Toski Marques (VAR-FIFA)
Gol: William (44′ 1ºT), Juan Dinenno (41′ 2ºT)
Cartão amarelo: Gabriel Inocêncio, Zé Marcos – duas vezes – e João Lucas (JUV); Zé Ivaldo, William e João Marcelo (CRU)
Cartão vermelho: Zé Marcos (JUV)
Público presente: 46.603 torcedores
Renda: R$ 2.240.665,25
Da Redação com Itatiaia