O Atlético contou com a habilidade decisiva do atacante e capitão Hulk para vencer o Corinthians por 2 a 1, em Belo Horizonte. Na noite deste domingo (28), em uma Arena MRV lotada e com recorde de torcedores, o Galo conquistou a vitória com dois gols de pênalti do “super-herói atleticano” pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O primeiro gol de Hulk aconteceu aos 32 minutos do primeiro tempo, após um pênalti marcado devido a uma bola na mão do meia argentino Rodrigo Garro. O Corinthians empatou aos 39 minutos com um gol de cabeça do atacante Yuri Alberto, após um cruzamento de Garro. Aos 40 minutos da segunda etapa, Hulk marcou o gol decisivo após um pênalti cometido pelo zagueiro André Ramalho no atacante Paulinho.
O Atlético voltará a campo às 19h de quarta-feira (31), contra o CRB, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
No mesmo dia, mas às 21h30, o Timão receberá o Grêmio na Neo Química Arena, em São Paulo, também pelas oitavas do torneio mata-mata.
O Jogo
Nos primeiros 15 minutos, os donos da casa foram ao ataque. Bernard e Scarpa tiveram as primeiras chances de abrir o placar na Arena, mas não conseguiram converter.
A primeira grande oportunidade do Corinthians surgiu aos 20 minutos, com um chute de fora da área de Yuri Alberto, que obrigou o goleiro Matheus Mendes a fazer uma grande defesa, mandando a bola para escanteio.
Aos 29 minutos, Hulk cobrou uma falta que bateu na mão de um defensor corinthiano dentro da área. O pênalti foi assinalado por Bruno Arleu. Na cobrança, aos 31 minutos, o camisa 7 abriu o placar.
Aos 38 minutos, Yuri Alberto empatou a partida. Após cobrança de escanteio, o atacante corinthiano subiu mais alto que a defesa atleticana e marcou de cabeça.
Nos primeiros 49 minutos, o Atlético finalizou cinco vezes, enquanto o Corinthians teve quatro finalizações. Os donos da casa tiveram 58% de posse de bola, contra 42% dos visitantes.
No intervalo, Milito fez uma mudança pontual, substituindo o amarelado Fuchs por Lyanco.
Aos três e aos sete minutos do segundo tempo, o goleiro Matheus Mendes salvou o Galo de sofrer o segundo gol, fazendo defesas difíceis que arrancaram aplausos dos torcedores.
Aos 8 minutos, Hulk recebeu um passe de Scarpa, driblou o adversário e chutou cruzado, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Aos 10 minutos, Hulk levantou a torcida com um chute de fora da área que obrigou o goleiro Hugo Souza a fazer uma grande defesa, mandando a bola para escanteio.
Nos minutos seguintes, a partida esfriou, com poucas chances de gol até os 30 minutos.
Aos 36 minutos, Franco cabeceou após um cruzamento, mas Hugo Souza defendeu e a bola bateu no travessão.
Aos 40 minutos do segundo tempo, após um cruzamento de Hulk, Paulinho foi derrubado por André Ramalho, resultando em mais um pênalti. Hulk converteu, deslocando Hugo Souza e marcando o gol decisivo.
Nos minutos finais, o Corinthians pressionou, e o zagueiro atleticano Lyanco foi expulso após cometer uma falta aos 52 minutos. Apesar de jogar com um a menos, o Atlético conseguiu segurar a vitória.
Atlético 2 x 1 Corinthians
Atlético
Matheus Mendes; Bruno Fuchs (Lyanco), Rodrigo Battaglia, Junior Alonso; Otávio, Fausto Vera (Alan Franco) , Guilherme Arana, Gustavo Scarpa (Paulo Vitor), Bernard (Eduardo Vargas); Paulinho (Renzo Saravia) e Hulk. Técnico: Gabriel Milito
Corinthians
Hugo Souza; Fagner (Matheuzinho), André Ramalho, Félix Torres e Hugo; Raniele (Pedro Raul), Alex Santana, Ryan (Charles) e Rodrigo Garro (Igor Coronado); Ángel Romero (Wesley) e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz
Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 28 de julho de 2024 (domingo)
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Público presente: 44.048 torcedores
Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo, auxiliado por Bruno Raphael Pires e Thiago Henrique Neto Correa Farinha
VAR: Wágner Reway
Gols: Hulk, aos 31 minutos do primeiro tempo e aos 40 do segundo tempo, para o Atlético; Yuri Alberto, aos 38 minutos do primeiro tempo, para o Corinthians
Cartões amarelos: Bruno Fuchs e Lyanco, duas vezes (CAM); Hugo Souza, Alex Santana, Ángel Romero e Igor Coronado (COR)
Cartão vermelho: Lyanco (CAM)
Da Redação com Itatiaia