O Atlético teve que se superar para não sair derrotado do primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, disputado nesta quarta-feira (31). No estádio Rei Pelé, em Maceió, o time comandado pelo técnico Gabriel Milito saiu perdendo por 2 a 0 para o CRB, mas buscou o empate na segunda etapa. Os gols foram marcados por Willian Formiga e Léo Pereira, para os donos da casa, e Paulinho e Scarpa, para o Galo.
A partida decisiva será disputada em 7 de agosto (quarta-feira), na Arena MRV, em Belo Horizonte. Para eliminar o adversário, o Alvinegro precisará vencer por qualquer placar. Caso haja novo empate, a vaga nas quartas de final será decidida nos pênaltis. O jogo está marcado para as 19h (horário de Brasília).
A equipe mineira volta a campo no próximo sábado (3). Pelo Campeonato Brasileiro, enfrenta o Criciúma pela 21ª rodada. A partida começa às 20h (horário de Brasília), no estádio Heriberto Hülse.
Para o jogo, o técnico Milito fez duas substituições na equipe. No lugar do volante Fausto Vera, que já atuou pelo Corinthians no torneio, ele optou por Alan Franco. Outra mudança foi a saída de Rodrigo Battaglia, preservado, para a entrada de Lyanco.
O Jogo
Logo aos 3 minutos, Guilherme Arana teve uma grande chance de abrir o placar. O goleiro Matheus Albino saiu e o camisa 13 tentou encobri-lo. A bola, caprichosamente, passou raspando o travessão.
Na sequência, os donos da casa marcaram. Após cobrança, o lateral Formiga subiu mais que a defesa atleticana e abriu o marcador no Rei Pelé.
Aos 6 minutos, veio o segundo gol. Sem tempo para se recuperar do primeiro tento, os mineiros sofreram outro gol. Léo Pereira, de fora da área, chutou forte e estufou a rede.
Além da desvantagem no placar, o Galo perdeu seu principal jogador. Aos 13 minutos, Hulk sentiu uma dor muscular na panturrilha e deixou o gramado. Ele foi substituído pelo chileno Eduardo Vargas.
Aos 21 minutos, Alan Franco perdeu um gol feito. Após falha da defesa dos donos da casa, o equatoriano, de cabeça, desperdiçou uma chance clara de diminuir a diferença.
Aos 39 minutos, o mesmo Franco foi protagonista no lance que originou o primeiro gol atleticano. Puxado na área, ele sofreu pênalti, assinalado por Claus. Na cobrança, Paulinho não deu chances a Albino.
Aos 42 minutos, o camisa 10 girou rápido, chutou forte e obrigou o goleiro do time alagoano a fazer uma grande defesa, espalmando a bola para escanteio.
No início do segundo tempo, os dois treinadores promoveram mudanças. O time da casa voltou com Rômulo no lugar de Caio César; o visitante, por sua vez, colocou Renzo Saravia no lugar de Lyanco. Vale lembrar que ambos os substituídos estavam amarelados.
Aos 6 minutos, Scarpa fez um lindo lançamento na área. Vargas, de cabeça, viu a bola acertar caprichosamente a trave esquerda de Albino.
Dois minutos depois, veio o empate. Num chute, pegando a bola de primeira, Scarpa fez um golaço, balançando a rede no Rei Pelé.
Aos 10 minutos, Willian Formiga recebeu cartão amarelo. Após um lance disputado com Scarpa, o autor do primeiro gol da partida deu uma cotovelada no jogador atleticano.
Após empatar o duelo, o Galo foi em busca da virada. Com o adversário com um a menos em campo e visivelmente abatido, os mineiros aumentaram a pressão no setor ofensivo.
Aos 38 minutos, o atacante Cadu, que entrou no lugar de Paulinho, deixou o dele, após cruzamento de Arana. Porém, durante a jogada, a bola bateu no braço de Eduardo Vargas. Acionado pelo VAR, Raphael Claus reviu o lance e anulou o gol.
CRB-AL 2 x 2 Atlético
CRB-AL
Matheus Albino; Hereda, Gustavo Henrique, Saimon e Willian Formiga; Falcão (Labandeira), João Pedro, Gegê (Chay) e Caio César (Rômulo); Léo Pereira (Matheus Ribeiro) e Anselmo Ramon (Ryan). Técnico: Daniel Paulista.
Atlético
Everson; Lyanco (Saravia); Bruno Fuchs, Junior Alonso; Otávio, Alan Franco (Matías Zaracho), Gustavo Scarpa (Brahian Palacios); Guilherme Arana; Bernard; Paulinho (Cadu) e Hulk (Vargas). Técnico: Gabriel Milito.
Gols: Willian Formiga, aos 4 minutos do primeiro tempo, e Léo Pereira, aos 6, para o CRB; Paulinho, aos 41minutos, para o Atlético; Scarpa, aos 8 do segundo tempo, para o Galo.
Cartões amarelos: Caio César (CRB); Lyanco, Scarpa (CAM)
Cartão vermelho: Formiga (CRB)
Motivo: 1º jogo das oitavas de final da Copa do Brasil
Data: 31 de julho de 2024 (quarta-feira)
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió, Alagoas
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Da Redação com Itatiaia