O Cruzeiro não conseguiu mostrar poder ofensivo e acabou derrotado por 1 a 0 pelo Boca Juniors, na partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, realizada na Bombonera, em Buenos Aires, na noite de quinta-feira (15). O gol da vitória dos argentinos foi marcado pelo experiente atacante uruguaio Edinson Cavani, no segundo tempo.
O Boca Juniors aproveitou uma das poucas oportunidades claras que teve para garantir o triunfo. Com isso, a equipe xeneize leva a vantagem de jogar pelo empate no confronto de volta, que acontecerá na próxima quinta-feira (22), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão.
Embora o Cruzeiro tenha criado poucas chances de gol, o jogo foi marcado por disputas acirradas e muitos cartões amarelos.
Para se classificar, o time celeste precisa vencer por dois gols de diferença. Uma vitória por um gol de diferença levará a decisão da vaga às quartas de final para os pênaltis.
Antes do decisivo confronto contra o Boca, o Cruzeiro enfrenta o Vitória, no Barradão, em Salvador, na próxima segunda-feira (26), às 20h (de Brasília), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogo
Boca Juniors e Cruzeiro protagonizaram um primeiro tempo com poucas oportunidades. Os 45 minutos iniciais foram marcados por muitas disputas físicas, com o árbitro interrompendo frequentemente a partida devido a lances duros e faltas de ambos os lados. Os jogadores do Cruzeiro receberam mais advertências, com Walace, Lucas Romero, Matheus Pereira e Lautaro Díaz sendo punidos com cartões amarelos na primeira metade do jogo.
Pelo lado do Boca, o volante Pol Fernández foi o único advertido com cartão amarelo.
Aos 19 minutos do primeiro tempo, Fernández, camisa 8 do Boca Juniors, agrediu o meia-atacante cruzeirense Matheus Pereira com tapas no rosto. O camisa 10 celeste caiu no gramado, gerando uma confusão que resultou em cartões amarelos para ambos os jogadores.
O Cruzeiro conseguiu conter o ímpeto ofensivo do Boca Juniors, que se mostrou mais presente no ataque, embora sem criar grandes chances. A equipe celeste tentou responder com jogadas rápidas pelas laterais, mas esbarrou na forte marcação dos mandantes.
O segundo tempo começou com o Boca Juniors mais agressivo e atento que o Cruzeiro. A equipe argentina dominou a posse de bola e manteve o time celeste pressionado em seu campo defensivo.
Sem conseguir reagir às investidas do Boca, o Cruzeiro enfrentou grande pressão e quase sofreu o segundo gol.
Vale ressaltar que Cavani teve febre dois dias antes do jogo, foi poupado de treinos, mas se recuperou a tempo de jogar. Sua presença foi crucial para o Boca Juniors, que venceu com um gol do seu astro.
Aos 29 minutos do segundo tempo, o Boca Juniors avançou com rapidez. Em um cruzamento pela direita, Cavani acertou a trave com um chute de primeira. No rebote, o goleiro Cássio fez uma defesa espetacular, evitando o que seria o segundo gol dos argentinos.
A torcida do Cruzeiro compareceu em peso ao estádio do Boca Juniors. O setor de visitantes na Bombonera ficou lotado, com cerca de 2 mil cruzeirenses presentes para apoiar o time na partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Desde antes do jogo, os cruzeirenses já haviam tomado as ruas de Buenos Aires. A partir da última terça-feira (13), os torcedores começaram a chegar à capital argentina. Durante os dias que antecederam a partida, a torcida celeste fez muita festa em bairros como Puerto Madero e Palermo, além de animar o ambiente no próprio estádio.
Apesar do apoio, o Cruzeiro não conseguiu evitar a derrota nos primeiros 90 minutos.
Aos 19 minutos do segundo tempo, Cavani recebeu um passe de Zenon. Dentro da área, o camisa 10 do Boca tocou na saída do goleiro Cássio, definindo o placar em 1 a 0.
Boca Juniors-ARG 1 X 0 Cruzeiro
Boca Juniors
Sergio Romero; Luis Advíncula, Gary Medel, Cristian Lema, Lautaro Blanco; Saralegui (Martegani), Cristian Medina, Pol Fernández (Belmonte), Kevin Zerón; Miguel Merentiel (Zeballos) e Edinson Cavani (Milton Giménez). Técnico: Diego Martínez.
Cruzeiro
Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero (Matheus Henrique), Walace, Barreal (Lucas Silva) e Matheus Pereira; Lautaro Díaz (Kaiki) e Arthur Gomes (Kaio Jorge). Técnico: Fernando Seabra.
Motivo: jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana
Data e horário: 15 de agosto de 2024 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Bombonera, em Buenos Aires (ARG)
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Árbitro de vídeo (VAR): Juan Ernesto Soto (VEN)
Gols: Cavani (Cavani, 19′ 2ºT)
Cartão amarelo: Fernandez (BOC), Zeballos; Matheus Pereira. Walace. Lucas Romero, Lautaro Díaz, Arthur Gomes (CRU)
Cartão vermelho:
Da Redação com Itatiaia