Após começar perdendo por 2 a 0 até os 29 minutos do primeiro tempo, o Cruzeiro, mesmo com um time misto, reagiu e empatou com o Vitória por 2 a 2 na noite desta segunda-feira (19), no Barradão, em Salvador, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante argentino Juan Ignacio Dinenno, que entrou no segundo tempo, foi o responsável pelos dois gols celestes da partida.
O Cruzeiro começou a partida de forma desfavorável e foi dominado pelo Vitória. Osvaldo abriu o placar para o time baiano cobrando pênalti, e Alerrandro ampliou com um golaço de bicicleta. No entanto, o jogo mudou aos 38 minutos do primeiro tempo, quando o zagueiro Neris, do Vitória, foi expulso.
Com a vantagem numérica, o Cruzeiro tomou o controle da partida. No segundo tempo, jogadores como Matheus Pereira e Walace entraram em campo, mas foi Dinenno quem brilhou, marcando aos 33 e 39 minutos da etapa final.
Com o empate, o Cruzeiro se mantém na sétima colocação da Série A, com 37 pontos, fora da zona de classificação para a Copa Libertadores. O Vitória, por sua vez, sai da zona de rebaixamento e agora ocupa a 16ª posição, com 22 pontos, mesma pontuação do Corinthians, que está na zona da degola.
Agora, o Cruzeiro volta suas atenções para a Sul-Americana. Na quinta-feira (22), às 21h30 (de Brasília), o time celeste enfrenta o Boca Juniors-ARG no Mineirão, pelo jogo de volta das oitavas de final do torneio continental.
O Vitória, por sua vez, terá mais uma semana cheia para se preparar. A equipe comandada por Thiago Carpini voltará a campo no próximo domingo (25), às 18h30, contra o São Paulo, no Morumbi, pela 24ª rodada do Brasileirão.
O técnico Fernando Seabra optou por escalar um time misto no Cruzeiro contra o Vitória devido ao confronto decisivo contra o Boca. Como perdeu o jogo de ida por 1 a 0, o Cruzeiro precisa vencer por dois gols de diferença para avançar às quartas de final do torneio. Qualquer empate classifica o Boca, enquanto uma vitória celeste por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.
Thiago Carpini, técnico do Vitória, estava suspenso por conta da expulsão no clássico contra o Bahia e, por isso, não pôde comandar a equipe contra o Cruzeiro. O auxiliar técnico Estephano Djian assumiu o comando à beira do campo.
O Vitória começou a partida pressionando, e a primeira finalização veio logo aos 2 minutos, com Osvaldo chutando para defesa de Cássio. Aos 17 minutos, Filipe Machado quase marcou em cobrança de falta, obrigando o goleiro cruzeirense a trabalhar novamente.
O Vitória teve outra boa chance aos 22 minutos, quando Luan tentou um cruzamento e a bola bateu na mão de Lucas Silva, resultando em pênalti, que Osvaldo converteu, abrindo o placar. Alerrandro marcou o segundo gol do Vitória aos 28 minutos, com uma bicicleta espetacular após cruzamento de Willean Lepo.
Aos 39 minutos, o Vitória perdeu um jogador importante quando Neris foi expulso após cometer falta em Kaio Jorge em uma chance clara de gol.
O Cruzeiro melhorou no segundo tempo, levando perigo aos 10 minutos com Kaio Jorge em cabeceio defendido por Lucas Arcanjo. Dinenno começou a mudança no placar, marcando de cabeça aos 33 minutos após cruzamento de Lucas Romero, e empatou aos 39 minutos com mais um gol de cabeça, aproveitando uma assistência de João Marcelo.
O goleiro Lucas Arcanjo garantiu o empate para o Vitória ao defender novas chances do Cruzeiro, incluindo um chute forte de Matheus Henrique e mais um cabeceio de Dinenno. Assim, o jogo terminou empatado em 2 a 2 no Barradão
Vitória 2 x 2 Cruzeiro Vitória
Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Luan (Caio), Ricardo Ryller (Léo Naldi), Filipe Machado (Carlos Eduardo) e Matheuzinho; Osvaldo (Zé Hugo) e Alerrandro (Edu). Técnico: Estephano Djian.
Cruzeiro
Cássio; Ramiro (Juan Ignacio Dinenno), João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon (Kaiki); Lucas Romero (Walace), Matheus Henrique, Lucas Silva (Matheus Pereira) e Álvaro Barreal (Mateus Vital); Arthur Gomes e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Seabra.
Gols
Osvaldo (24min1ºT) e Alerrandro (28min2ºT), para o Vitória; Juan Ignacio Dinenno (33min2ºT e 39min2ºT), para o Cruzeiro
Cartões amarelos
Léo Naldi (Vitória); Matheus Pereira, Lucas Villalba e Walace (Cruzeiro)
Cartão vermelho
Neris (Vitória)
Motivo: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 19 de agosto de 2024, segunda-feira, às 20h (de Brasília)
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Público presente: 17.062 torcedores
Renda: R$ 365.904,00
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Nailton Júnior de Sousa Oliveira (CE) e Renan Aguiar da Costa (CE)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)