Na noite deste sábado (24), o Atlético retornou ao Mineirão após mais de oito meses, mas acabou derrotado pelo Fluminense, que venceu por 2 a 0 na 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Serna abriu o placar no primeiro tempo, e Arias ampliou na segunda etapa. A derrota gerou vaias no Gigante da Pampulha, embora também houvesse cânticos de apoio nas arquibancadas.
Com esse resultado, o Galo permanece com 30 pontos, ocupando a 8ª posição, mas ainda pode ser ultrapassado ao final da rodada. Já o Fluminense, com 24 pontos, subiu provisoriamente para a 16ª colocação, fora da zona de rebaixamento.
O Atlético agora acumula quatro jogos sem vitória na competição, com duas derrotas e dois empates.
O Galo não jogou na Arena MRV, sua nova casa, pois o gramado está em manutenção. Assim, o time voltou a atuar no Mineirão após um longo período. A última vez que o Atlético jogou no Gigante da Pampulha foi em 2 de dezembro de 2023, quando venceu o São Paulo por 2 a 1, pela 37ª rodada do Brasileirão, diante de 53.856 torcedores.
O próximo desafio do Atlético será na quinta-feira (28), quando enfrentará o São Paulo fora de casa, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Em seguida, no domingo (1º), o Galo visitará o Grêmio em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
Já o Fluminense, que não disputa mais a Copa do Brasil, terá mais tempo para se preparar. O próximo compromisso do Tricolor será no domingo (1º), também contra o São Paulo, no Rio de Janeiro, pela Série A do Brasileiro.
O JOGO
Os primeiros minutos foram intensos para as duas equipes, com muita disputa no meio-campo. Ambos os times tentaram avançar, mas sem criar grandes oportunidades para os goleiros Everson e Fábio.
A primeira defesa significativa foi de Everson, aos 16 minutos, em chute de Arias. Aos 22, o Fluminense aproveitou um erro do Galo na saída de bola para abrir o placar. Fuchs perdeu a bola no meio-campo, e Serna foi lançado na entrada da área. Ele driblou Battaglia e finalizou com categoria para marcar.
Após o gol, o Fluminense dominou as ações e quase ampliou aos 37 minutos, quando Arias, em um duelo individual com Lyanco, obrigou Everson a fazer uma boa defesa.
No lance seguinte ao ataque tricolor, Arana cruzou para Vargas cabecear, mas o árbitro anulou o gol do Galo.
Ainda no primeiro tempo, Vera tentou finalizar na área, mas a bola saiu pela linha de fundo.
No segundo tempo, o Atlético tentou pressionar mais, mas a defesa ficou exposta. O Fluminense aproveitou e, em uma cobrança de lateral rápida, Arias recebeu pela esquerda, driblou Rubens com facilidade e marcou o segundo gol.
Após o segundo gol, a torcida do Atlético alternou críticas e cânticos de apoio ao time. No entanto, em campo, o Galo pouco ameaçou o goleiro Fábio durante o restante da partida.
Ao final do jogo, os jogadores do Atlético foram vaiados pelos torcedores presentes no Mineirão.
Atlético 0x2 Fluminense
Atlético
Everson; Renzo Saravia (Rubens), Bruno Fuchs (Alisson) e Lyanco; Guilherme Arana, Battaglia, Fausto Vera, Otávio (Alan Franco) e Bernard; Vargas (Deyverson) e Cadu (Paulinho). Técnico: Gabriel Milito.
Fluminense
Fábio; Felipe Melo, Thiago Silva, Thiago Santos e Guga; André, Martinelli (Bernal) e Ganso (Lima); Kevin Serna (Esquerdinha), Jhon Arias e Kauã Elias (John Kennedy). Técnico: Mano Menezes.
Gols
Kevin Serna (22min 1T); Arias (14min 2T) do Fluminense
Cartão Amarelo
Bruno Fuchs, Lyanco, Rubens, Arana, Paulinho (Atlético)
Ganso, Felipe Melo, Fábio (Fluminense)
Motivo: 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: sábado, 24 de agosto de 2024, às 21h (de Brasília)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Arbitragem: Flávio Rodrigues De Souza-SP
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro-SP e Daniel Luis Marques-SP
VAR: Marcio Henrique De Gois-SP
Público: 32.068 torcedores
Renda: R$ 1.467.306,18