O treinador da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei, Zé Roberto Guimarães, anunciou a lista de jogadoras que irão representar o país nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
E por falar nos jogos, o vôlei feminino tem se destacado cada dia mais, inclusive em plataformas como a Bet7k, já que oferecem muitas opções de apostas na modalidade.
O Brasil vai em busca do terceiro ouro para as mulheres no vôlei de quadra, já que levou a melhor em Pequim 2008 e em Londres 2012. No Rio de Janeiro, em 2016, ficaram fora do pódio. Já em Tóquio 2020, ficou com a prata após levar 3 a 0 dos Estados Unidos na decisão.
Zé Roberto anuncia convocação para Paris 2024
Inicialmente, Zé Roberto Guimarães listou 25 jogadoras para as Olimpíadas, ciente de que seriam necessários cortes, já que a lista final deveria contar com apenas 13 atletas.
Assim, o Brasil disputou a Liga das Nações de Vôlei (VNL) feminino com o elenco cheio, chegando nas semifinais invictas, mas perdendo para o Japão. Em seguida, ocorreu uma nova derrota na disputa do terceiro lugar, dessa vez contra a Polônia.
Após a competição, o treinador teve que fazer os cortes e definir uma lista com 13 nomes. No entanto, a 13ª jogadora, a líbero Natinha, viajou até Paris e permaneceu com o grupo, podendo entrar em quadra apenas em caso de alguma lesão, conforme autorização da FIVB, Federação Internacional de Vôlei.
Dessa forma, a lista brasileira foi fechada com:
- Ponteiras: Gabi Guimarães, Julia Bergmann e Ana Cristina;
- Opostas: Rosamaria, Lorenne e Tainara;
- Centrais: Thaísa, Ana Carolina e Diana;
- Levantadoras: Macris e Roberta;
- Líbero:
Portanto, para cinco das convocadas, será a primeira Olimpíada, enquanto as outras já passaram por essa experiência. Por outro lado, a central Thaísa, com quatro participações, é a mais experiente do grupo. Aos 36 anos, ela é bicampeã olímpica.
Vôlei feminino em Paris 2024
A Seleção Brasileira de Vôlei Feminino é uma das cabeças de chave da competição. Sorteadas do Grupo B, terão a companhia justamente das duas seleções no qual foram superadas na Liga das Nações de Vôlei, Polônia e Japão, além do Quênia.
O Brasil é o líder do ranking mundial, portanto, chega com muitas expectativas para conquistar o terceiro ouro olímpico de sua história. Vale destacar que o país já ficou com o bronze em 1996 e 2000, em Atlanta e Sidney, respectivamente, além da prata em Tóquio.
Para Paris 2024, o vôlei teve uma mudança no regulamento. Com três grupos e não dois, como era tradicionalmente, avançam para as quartas de finais duas equipes de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados no geral.
Confira a agenda brasileira na primeira fase:
- Brasil x Quênia, 29 de julho, às 8h (horário de Brasília);
- Brasil x Japão, 01 de agosto, às 8h (horário de Brasília);
- Brasil x Polônia, 04 de agosto, 16h (Horário de Brasília).
Em seguida, as quartas de finais serão no dia 6 de agosto, com as semifinais no dia 8 e a decisão no dia 11. A disputa pelo ouro feminino será às 8h no horário de Brasília.