O Brasil começou os Jogos Paralímpicos de Paris com o pé direito. Nesta quinta-feira (29), o nadador Gabriel Araújo conquistou a primeira medalha de ouro para a delegação brasileira, nos 100 metros costas da classe S2. Com um tempo de 1min53s67, o atleta superou seus adversários e estabeleceu um novo recorde para as Américas.
“Estou muito feliz e emocionado. Foi uma prova difícil, mas trabalhei muito para isso”, comemorou Gabriel, que já havia sido três vezes medalhista em Tóquio.
O atleta, porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura, era um dos favoritos para a prova. Com uma largada impecável, abriu vantagem logo nos primeiros metros e dominou a disputa do início ao fim.
Gabrielzinho ainda volta a competir em duas provas na classe S2, os 50m costas e 200m livre, além de outras duas disputas na classe S3: 50m livre e 150m medley.
Segunda medalha
Em outra grande apresentação da natação brasileira, Gabriel Bandeira conquistou a medalha de bronze nos 100 metros borboleta da classe S14. Apesar de ter sido campeão na mesma prova em Tóquio, o atleta não conseguiu repetir o feito e ficou com o terceiro lugar.
“A prova não encaixou como eu queria. Era a prova que eu tinha mais chance de ouro, mas o esporte é assim”, disse Gabriel Bandeira, que ainda terá outras oportunidades de subir ao pódio nos Jogos de Paris.