As oitavas de final da Copa do Brasil já têm seus confrontos conhecidos. No início da tarde desta terça-feira, em um hotel na zona oeste do Rio de Janeiro, a CBF promoveu o sorteio dos duelos, que teve uma curiosidade: não será possível uma final entre times do mesmo estado. Os jogos acontecem nos próximos dias 21 e 22, partidas de ida e 28 e 29, volta.
O Atlético define a vaga para as quartas de final em casa, o primeiro jogo será no Maracanã. O caminho do Cruzeiro será inverso. A raposa faz o primeiro jogo no Maracanã ou no Mané Garrincha em Brasília, e define a classificação no Mineirão.
Os quatro cariocas – Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco ficaram do mesmo lado da chave, ao lado dos mineiros Atlético-MG e Cruzeiro. Do outro, estão os três times paulistas – Corinthians, Palmeiras e Santos, juntos aos gaúchos Grêmio e Internacional.
No entanto, os aguardados clássicos regionais não ocorrerão nas oitavas de final. A fase terá, como principais atrações, os confrontos Grêmio x Santos e Atlético-MG x Botafogo.
Do primeiro lado, teremos o confronto entre Corinthians x Luverdense-MT, com o vencedor enfrentando, nas quartas de final, quem passar de Grêmio x Santos. Na mesma chave, o Internacional encara o Salgueiro-PE e, quem triunfar, fará duelo nas quartas com o vencedor de Palmeiras x Atlético-PR.
Do outro lado do emparelhamento, o Fluminense enfrentará o Goiás e o Vasco o Nacional-AM. Os vencedores se cruzam nas quartas. Abaixo, Atlético-MG x Botafogo e Flamengo x Cruzeiro, com quem passar de cada fase se enfrentando.
Entenda como funcionou o sorteio
No pote A do sorteio estavam os clubes que disputaram a Taça Libertadores – Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras, mais o Vasco, quinto do Brasileiro 2012 e que substituiu o São Paulo. O Tricolor paulista que disputará a Sul-Americana por ser o atual campeão e não entrará na Copa do Brasil. Completaram o primeiro pote Flamengo e Internacional, melhores ranqueados na CBF e desde a primeira fase participando do torneio.
No pote B estavam clubes em piores colocações no ranking da entidade e que também disputam a Copa do Brasil desde o início. São eles Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Goiás, Luverdense, Nacional-AM, Salgueiro e Santos.
Com informações de Globoesporte