O Cruzeiro cumpriu sua missão e venceu o Atlético-GO, encerrando um jejum de vitórias no Campeonato Brasileiro. Na manhã deste domingo (1º), a equipe celeste fez 3 a 1 no lanterna da competição, voltando ao G6. Os gols do time comandado por Fernando Seabra foram marcados por William, de pênalti, Matheus Henrique e Kaio Jorge, enquanto Joe Campbell descontou para o Dragão.
Mais de 58 mil torcedores compareceram ao Mineirão para assistir à vitória, gerando uma renda superior a R$ 3 milhões. A torcida comemorou não só o triunfo, mas também a convocação do lateral-direito William para a Seleção Brasileira e o primeiro gol de Kaio Jorge com a camisa azul.
Com este resultado, o Cruzeiro encerra uma sequência de cinco jogos sem vitória no Brasileirão, onde havia perdido para o Fortaleza, empatado com Atlético e Vitória, além de um empate e uma derrota contra o Internacional.
A vitória levou o Cruzeiro de volta ao G6 do Campeonato Brasileiro, alcançando 41 pontos em 25 jogos, com um aproveitamento de 54%. Para permanecer na zona de classificação à Libertadores, o time celeste torce contra o Bahia, que tem 39 pontos e ainda enfrentará o Bragantino às 18h30 deste domingo, pela 25ª rodada.
Caso o Bahia vença, o Cruzeiro cai para a sétima colocação.
O Atlético-GO continua na lanterna, com apenas 18 pontos em 25 partidas.
O próximo jogo do Cruzeiro será no dia 15 de setembro, devido à pausa para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O time celeste enfrentará o São Paulo, no Mineirão, às 18h30 (horário de Brasília).
Por outro lado, o Atlético-GO receberá o Vitória no dia 14 de setembro, no Estádio Antônio Accioly, às 16h (horário de Brasília).
O Jogo
O Cruzeiro começou a partida com tudo. Apesar do calor intenso, o time celeste dominou o Atlético-GO e fez 2 a 0 em menos de 30 minutos. O que parecia ser um jogo tranquilo para o Cruzeiro acabou se tornando uma partida de pressão, com várias chances desperdiçadas pelo Dragão do Centro-Oeste.
O time de Goiânia teve pelo menos três chances claras de gol, mas não conseguiu converter, falhando nas finalizações, mesmo estando frente a frente com o goleiro Cássio.
A falta de atenção do Cruzeiro no primeiro tempo foi um problema a ser resolvido pelo técnico Fernando Seabra no intervalo.
O segundo tempo começou novamente com o Cruzeiro pressionando em busca do gol. Seabra optou por substituir Walace por Japa, buscando mais dinamismo no meio-campo, já que Walace é mais defensivo, enquanto Japa, formado nas categorias de base, é mais veloz.
A substituição fez com que o Atlético-GO recuasse, permitindo ao Cruzeiro aproveitar melhor as oportunidades.
No início do jogo, Kaio Jorge foi alvo de vaias, mas no segundo tempo, ao marcar seu primeiro gol pelo Cruzeiro, foi muito aplaudido e teve seu nome entoado pela torcida.
Aos 10 minutos do segundo tempo, Kaio Jorge recebeu um excelente passe de Matheus Pereira, infiltrou na área e finalizou rasteiro para marcar.
Das arquibancadas, ecoaram os gritos: “Uh, terror, Kaio Jorge é matador”.
Cronologia do Jogo
- 5 minutos do primeiro tempo: Após cruzamento na área do Atlético-GO, a bola tocou no braço do zagueiro Gonzalo Freitas. O árbitro marcou pênalti para o Cruzeiro.
- 8 minutos do primeiro tempo: William cobrou o pênalti e abriu o placar para o Cruzeiro, deslocando o goleiro Ronaldo: 1 a 0.
- 24 minutos do primeiro tempo: Kaio Jorge escapou pela ponta direita e cruzou na medida para Matheus Henrique, que cabeceou para fazer 2 a 0.
- 32 minutos do primeiro tempo: O Atlético-GO diminuiu com Joe Campbell, após um cruzamento e ajeitada de Alejo Cruz: 2 a 1.
- 10 minutos do segundo tempo: Kaio Jorge recebeu um passe de Matheus Pereira, infiltrou na área e finalizou rasteiro para marcar: 3 a 1.
CRUZEIRO 3 x 1 ATLÉTICO-GO
Cruzeiro
Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Walace (Japa) (Vitinho), Matheus Henrique (Villalba) e Matheus Pereira (Lucas Silva); Barreal (Mateus Vital) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Seabra
Atlético-GO
Ronaldo; Maguinho, Adriano Martins, Luiz Felipe e Guilherme Romão (Jorginho); Gonzalo Freitas, Rhaldney (Emiliano Rodriguez), Gabriel Baralhas (Roni) e Shaylon (Matias Lacava); Campbell e Luiz Fernando (Alejo Cruz). Técnico: Umberto Louzer.
Motivo: 25ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 1º de setembro de 2024 (domingo), às 11h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann-SC
Auxiliares: Rafael Da Silva Alves (RS) e Gizeli Casaril (SC)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga-RJ
Gols: William (8′ 1ºT), Matheus Henrique (24′ 1ºT), Joe Campbell (32′ 1ºT), Kaio Jorge (10′ 2ºT);
Cartão amarelo: Gonzalo Freitas, Luiz Felipe (ATL); Matheus Pereira (CRU)
Cartão vermelho: Não houve
Público: 58.233
Renda: 3.004.979,50
Da Redação com Itatitaia