Devido à Data Fifa, o Atlético só volta a jogar em 12 de setembro (quinta-feira), contra o São Paulo, no segundo confronto das quartas de final da Copa do Brasil. O Grêmio, por sua vez, enfrentará o Bragantino no dia 15 de setembro (domingo), às 16h, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
Com esta vitória, o Atlético chegou a 33 pontos e subiu para a 8ª colocação na tabela. Entretanto, o time ainda pode ser ultrapassado pelo Vasco, que enfrenta o Vitória às 18h30 deste domingo, em Salvador. Já o Grêmio permanece na 14ª posição, com 27 pontos.
Antes do início do jogo, houve uma homenagem aos clubes pela solidariedade mútua em momentos difíceis, com destaque para a entrega de uma peça simbólica de agradecimento ao Atlético. A cerimônia aconteceu no estádio gremista, que foi reaberto neste domingo com capacidade reduzida para 12.700 torcedores. No telão, uma mensagem de agradecimento ao Atlético foi exibida, e os mascotes dos dois times entraram juntos em campo com a bandeira do Rio Grande do Sul, sendo aplaudidos pelos torcedores presentes.
Gabriel Milito montou o Atlético sem Hulk, que está em recuperação muscular, e Paulinho, suspenso. O time jogou com três volantes, com Bernard e Deyverson formando a dupla de ataque. Na defesa, Gustavo Martins e Kannemann formaram a dupla de zaga, substituindo os lesionados Rodrigo Ely e Jemerson.
Nos primeiros 10 minutos, o Grêmio pressionou o Atlético, criando várias chances, mas o goleiro Everson fez defesas importantes para manter o placar zerado. Aos 14 minutos, Bernard perdeu uma chance clara, acertando a trave de Marchesín. Aos 19 minutos, Gustavo Martins foi expulso após cometer falta em Deyverson, deixando o Grêmio com um jogador a menos.
Mesmo com a desvantagem numérica, o Grêmio abriu o placar aos 31 minutos com Braithwaite, de cabeça, após cobrança de escanteio. Aos 40 minutos, Cristaldo ampliou a vantagem, também de cabeça, após cruzamento de Soteldo.
No segundo tempo, Milito fez mudanças que mudaram o jogo. Brahian Palacios e Eduardo Vargas entraram, substituindo Otávio e Fausto Vera. Palacios quase marcou aos 4 minutos, mas o goleiro do Grêmio fez uma grande defesa. O Grêmio teve chances de ampliar, mas desperdiçou.
O Atlético, determinado a virar o jogo, pressionou até o fim. Gustavo Scarpa diminuiu aos 27 minutos, em cobrança de falta. Nos acréscimos, Palacios empatou de pênalti aos 48 minutos, e Vargas completou a virada aos 50 minutos, garantindo a vitória para o Atlético.