As vitórias recentes sobre Vasco e Figueirense fizeram com que o Cruzeiro conseguisse a segunda melhor campanha fora de casa no Campeonato Brasileiro. Na tentativa de emplacar o terceiro triunfo seguido longe de Belo Horizonte, o time celeste terá pela frente no domingo o São Paulo, dono do segundo melhor aproveitamento como mandante.
A equipe celeste tem até o momento cinco vitórias, dois empates e seis derrotas fora do Mineirão. O aproveitamento de 43,58% é inferior apenas ao do Grêmio, que com cinco triunfos, cinco empates e três derrotas somou 51,28% dos pontos disputados. Estas são as únicas equipes que venceram cinco partidas em território inimigo no Brasileiro.
O São Paulo, por sua vez, é um dos cinco times derrotados somente uma vez com o mando de campo, ao lado de Grêmio, Palmeiras, Internacional e Atlético-MG. O único revés dos paulistas no Morumbi foi na primeira rodada, justamente para o Grêmio, o melhor visitante.
A campanha do São Paulo em casa é de nove vitórias, três empates e uma derrota, o que resulta em aproveitamento de 76,92%. É inferior apenas aos 87,17% angariados pelo Palmeiras no Parque Antártica.
O lateral-direito Jonathan diz que o Cruzeiro compreendeu que somar pontos fora de casa pode ser algo decisivo e por isso ganhou força na disputa pelo título. Como desafio extra no domingo, o time celeste enfrentará um período de mais de quatro anos sem vitória sobre o São Paulo. A última foi em 23 de maio de 2004, por 2 x 1, no Mineirão.
“Ganhar fora de casa nos pontos corridos é sempre muito importante. Nada melhor que vencer o São Paulo, até porque há um tabu a ser quebrado, já tem bastante tempo que o Cruzeiro não ganha deles. Tem também o fator de estarmos buscando o Palmeiras e o Grêmio, que estão na frente, e distanciar do São Paulo”, comentou.
Jonathan lembra que Cruzeiro e São Paulo fizeram um jogo equilibrado no turno. Em 29 de junho, as equipes empataram por 1 x 1 no Mineirão, com gols de Guilherme e Borges. Ele espera mais um confronto estudado no Morumbi.
“A dificuldade nós sabemos que vai ser muito grande. Da mesma forma que eles vieram aqui e empataram o jogo, nós podemos ir lá e vencer. É um confronto direto e sem dúvida nenhuma temos que entrar muito focados para buscar os três pontos e chegar cada vez mais perto do líder”, observou.
Site oficial do Cruzeiro