De olho na Copa Libertadores e com time alternativo, o Atlético não conseguiu segurar o Bahia neste domingo (15). Na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Alvinegro foi derrotado por 3 a 0, com gols de Everaldo, Everton Ribeiro e Luciano Rodríguez, e viu os adversários diretos se distanciarem.
Com o resultado, o time mineiro permaneceu com 33 pontos, ocupando a décima colocação. Já os baianos chegaram a 42 pontos e entraram no G-6. O São Paulo, que venceu o Cruzeiro por 1 a 0 no Mineirão, foi a 44 pontos e, agora em quinto lugar, abriu 11 pontos de vantagem sobre o Galo.
O time de Gabriel Milito agora volta suas atenções para a Copa Libertadores, o torneio de clubes mais importante da América do Sul. Na quarta-feira (15), a equipe enfrentará o Fluminense, no Maracanã, pelo primeiro duelo das quartas de final. A partida está marcada para as 19h (horário de Brasília), no Rio de Janeiro.
O Bahia, por sua vez, só volta a campo no sábado (21), quando enfrentará o Ceará no Castelão, em jogo válido pela 27ª rodada da Série A. O confronto está agendado para as 21h (horário de Brasília).
O lateral-esquerdo Guilherme Arana, o zagueiro paraguaio Junior Alonso, o volante equatoriano Alan Franco e o atacante Paulinho, todos titulares, não foram relacionados para a partida.
O técnico Gabriel Milito também não pôde contar com quatro jogadores lesionados. O volante titular Otávio se recupera de uma luxação no ombro direito, enquanto o atacante chileno Eduardo Vargas está fora devido a uma lesão na panturrilha esquerda. Já o meia argentino Matías Zaracho está em recuperação após cirurgia no púbis, e o atacante Alisson trata uma lesão muscular na coxa esquerda.
Na Arena Fonte Nova, Milito escalou apenas três titulares entre os onze iniciais: o goleiro Everson, o volante Rodrigo Battaglia e o atacante Hulk.
Neste domingo, os jogadores do Atlético entraram em campo com um patch especial na camisa, em celebração aos 32 anos da primeira conquista internacional oficial do clube. Em 23 de setembro de 1992, o Alvinegro conquistou a Copa Conmebol ao vencer o Olímpia, do Paraguai.
Os primeiros 47 minutos de bola rolando na Arena Fonte Nova foram de poucas emoções. Com maior posse de bola, o Bahia teve a melhor chance de abrir o placar aos 18 minutos, mas Cassiano desperdiçou uma oportunidade clara, cara a cara com o goleiro Everson. O Atlético, mais recuado e aguardando um contra-ataque, pouco ameaçou o goleiro Marcos Felipe, mas conseguiu neutralizar o ataque adversário. No fim da primeira etapa, os torcedores do Bahia chegaram a vaiar a equipe ao saírem para o intervalo.
Logo no início do segundo tempo, aos 3 minutos, uma confusão na defesa do Atlético quase resultou em gol do Bahia. Lyanco tentou cortar a bola, que sobrou para Everaldo, mas o goleiro Everson fez a defesa. No entanto, aos 5 minutos, após uma falha de Palacios, que entregou a bola para Mariano em uma situação complicada, Everaldo aproveitou e abriu o placar.
Aos 12 minutos, Everton Ribeiro ampliou para o Bahia. Cauly fez a jogada e passou para Everton, que, de fora da área, chutou forte, contando com um desvio para vencer o goleiro Everson.
Aos 17 minutos, Hulk quase descontou para o Atlético. O atacante chutou de fora da área, e a bola passou muito perto da trave esquerda.
Buscando reverter o placar, Milito promoveu as entradas dos titulares Bernard, Saravia e Gustavo Scarpa. Deyverson e Alan Kardec também foram acionados no decorrer do segundo tempo.
Aos 36 minutos, Hulk teve outra chance, desta vez em cobrança de falta. O atacante chutou forte e obrigou o goleiro Marcos Felipe a fazer uma grande defesa.
Já nos acréscimos, aos 46 minutos, o Bahia fez o terceiro e decretou a goleada. Após uma boa troca de passes, Luciano Rodríguez chutou forte e marcou um golaço, para delírio da torcida tricolor, que entoava “olé” nas arquibancadas.
Bahia 3 x 0 Atlético
Bahia
Marcos Felipe; Santi Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Rezende), Jean Lucas (Iago), Everton Ribeiro e Cauly (Luciano Rodríguez); Thaciano (Ademir) e Everaldo (Rafael Ratão). Técnico: Rogério Ceni.
Atlético
Everson; Mariano (Saravia), Bruno Fuchs e Lyanco; Rodrigo Battaglia, Fausto Vera, Igor Gomes (Bernard), Brahian Palacios (Gustavo Scarpa), Rubens; e Cadu (Deyverson) e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.
Gols: Everaldo, aos cinco minutos do segundo tempo, Everton Ribeiro, aos 12, para o Bahia;
Cartões amarelos: Kanu (BAH); Deyverson, Everson, Igor Gomes (CAM)
Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Horário: 18h30 (de Brasília)
Data: 15 de setembro de 2024 (domingo)
Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Maira Mastella Moreira e Tiago Augusto Kappes Diel
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Público pagante: 26.420 pagantes
Público total: 26.648
Renda: R$ 831.632,50
Da Redação com Itatiaia