O Atlético foi derrotado pelo Fluminense por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (18), no Maracanã, Rio de Janeiro, na primeira partida das quartas de final da Copa Libertadores. O único gol do jogo foi marcado por Lima, após uma bela jogada de Keno, aos 43 minutos do segundo tempo.
A segunda partida da Libertadores acontecerá na próxima quarta-feira (25), no estádio do Atlético. As equipes se enfrentam a partir das 19h (horário de Brasília), em Belo Horizonte.
O Fluminense tem a vantagem do empate. Se o Atlético vencer por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. Caso o Galo vença por dois ou mais gols de diferença, garantirá a classificação no tempo normal.
Antes do confronto decisivo, o Atlético volta a campo neste domingo (22) em busca de recuperação no Campeonato Brasileiro. Após ser goleado por 3 a 0 pelo Bahia na rodada anterior, o Galo enfrenta o Red Bull Bragantino, às 18h30 (de Brasília), na Arena MRV.
Já o Fluminense terá um clássico importante pela frente. No mesmo horário, enfrenta o líder Botafogo no Maracanã. O Tricolor carioca vem de derrota por 2 a 1 para o Juventude, em Caxias do Sul.
O meia Gustavo Scarpa, ex-Fluminense, foi alvo de vaias da torcida carioca. Sua saída para o Palmeiras, em 2018, ainda não foi perdoada pelos torcedores, que consideram o ato uma traição.
Os primeiros 47 minutos da partida no Maracanã foram pouco movimentados. O Fluminense buscou ser mais agressivo, enquanto o Atlético preferiu adotar uma postura mais cautelosa. Mesmo assim, o Galo teve a melhor chance da primeira etapa.
A grande oportunidade veio com Hulk, aos 34 minutos, em um contra-ataque rápido. O camisa 7 arrancou em velocidade, driblou três adversários e finalizou forte, mas o goleiro Fábio fez uma grande defesa, mandando a bola para escanteio.
Já aos 43 minutos, o Fluminense quase abriu o placar com Árias, que chutou na saída de Everson, mas a bola saiu lentamente pela linha de fundo.
No fim do primeiro tempo, Hulk e Scarpa se desentenderam e precisaram ser separados por seguranças.
Aos 3 minutos do segundo tempo, Hulk tentou novamente, com um chute forte de fora da área, mas Fábio, bem posicionado, fez a defesa e afastou o perigo.
O jogo permaneceu equilibrado durante a maior parte do segundo tempo, sem que nenhuma das equipes conseguisse se impor claramente. Tanto Fábio quanto Everson tiveram pouco trabalho.
O lance decisivo da partida veio aos 43 minutos da etapa final. Marcelo fez uma boa jogada pelo lado esquerdo e encontrou Keno, que driblou Palacios e cruzou para a área. Lima subiu livre e cabeceou com força, vencendo Everson e garantindo a vitória do Fluminense.
Fluminense 1 x 0 Atlético Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva (Antônio Carlos), Thiago Santos e Diogo Barbosa (Marcelo); Facundo Bernal, Martinelli (Lima), Jhon Arias, Paulo Henrique Ganso e Kevin Serna (German Cano); Kauã Elias (Keno). Técnico: Mano Menezes
Atlético
Everson; Fuchs, Battaglia, Alonso e Arana; Fausto Vera, Alan Franco e Bernard (Igor Gomes); Scarpa, Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito
Gols: Lima, aos 43 minutos do 2º tempo
Cartões amarelos: Thiago Santos, Marcelo, Lima (Fluminense); Palacios e Alan Franco (Atlético);
Motivo: jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 18 de setembro de 2024
Horário: 19h (de Brasília)
Arbitragem: Facundo Tello (ARG), auxiliado por Juan Belatti (ARG) e Maximiliano Del Yesso (ARG)
VAR: Silvio Trucco (ARG)