O governador Romeu Zema sancionou nesta quinta-feira (19) uma lei que amplia o incentivo fiscal para projetos esportivos em Minas Gerais. A medida, que aumenta de 0,05% para 0,15% a alíquota de patrocínio ao esporte, deve triplicar o valor destinado a essa área, passando dos atuais R$ 26,5 milhões para até R$ 81 milhões por ano.
Com a nova lei, empresas e entidades que apoiam projetos esportivos sem fins lucrativos poderão ter uma maior isenção fiscal ao patrocinar atletas e iniciativas esportivas. A expectativa é que o aumento dos recursos incentive a prática esportiva em todo o estado e beneficie atletas de diversas modalidades.
A iniciativa, de autoria do deputado estadual Coronel Henrique (PL), permite que empresas deduzam do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) o valor investido em projetos esportivos. Segundo o parlamentar, a medida é uma forma de estimular a prática esportiva e promover a inclusão social.
“Essa lei é uma grande vitória para o esporte mineiro. Com mais recursos, poderemos atender a um número maior de atletas e oferecer melhores condições para a prática esportiva”, afirmou o deputado Coronel Henrique.
O governador Romeu Zema destacou a importância da medida para o desenvolvimento do esporte em Minas Gerais. “Estamos triplicando o valor do ICMS esporte, o que permitirá que mais empresas invistam em projetos esportivos e que mais atletas sejam beneficiados”, afirmou Zema.
Projetos em Sete Lagoas
Sete Lagoas, conhecida por sua rica história e cultura, também se destaca no cenário esportivo. A cidade abriga diversos atletas e projetos que, com muita garra e determinação, buscam alcançar seus objetivos. No entanto, a falta de apoio financeiro tem sido um grande desafio para que esses talentos possam continuar suas trajetórias.
Um exemplo disso é o projeto de basquete Falcões7L, que tem como missão nobre tirar jovens das ruas e proporcionar a eles uma vida mais saudável através do esporte. Para garantir a continuidade das atividades e oferecer oportunidades para esses jovens atletas, o projeto busca parcerias com empresas e pessoas que se identifiquem com a causa.
O Oriental Vôlei com dois importantes campeonatos se aproximando, em novembro, em Sete Lagoas e Itabira, o time precisa de novos patrocinadores para arcar com as despesas de inscrição e outros custos. A equipe conta com o apoio da comunidade para alcançar seus objetivos.
Dois talentosos atletas de taekwondo, Artur Ribeiro da Luz e Eduardo Batista dos Santos, ambos com 17 anos e faixa preta, também necessitam de patrocínio para representar Sete Lagoas na Copa do Brasil de Taekwondo, que será realizada no Rio de Janeiro em novembro. Com grande potencial e dedicação, os jovens atletas buscam apoio para realizar o sonho de competir em um dos maiores eventos da modalidade no país.