Mesmo jogando fora de casa, o Cruzeiro foi dominante e venceu o Libertad-PAR por 2 a 0, nesta quinta-feira (19), no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, Paraguai, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. A equipe mineira voltou a apresentar bom futebol, convencendo na competição continental e se aproximando da vaga nas semifinais.
Os gols da vitória foram marcados por Kaio Jorge e Lautaro Díaz, garantindo ao Cruzeiro uma vantagem importante. No jogo de volta, a equipe celeste poderá até perder por um gol de diferença que ainda assim avançará.
A partida de volta contra o Libertad acontecerá na próxima quinta-feira (26), às 21h30 (horário de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.
Antes do segundo confronto pela Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentará o Cuiabá neste domingo (22), às 18h30, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Pantanal, em Cuiabá-MT.
Resumo do jogo:
No primeiro tempo, o Cruzeiro foi superior, controlando o jogo com boa troca de passes sob o comando do técnico Fernando Seabra. Kaio Jorge abriu o placar, após revisão do VAR devido a uma possível posição de impedimento, que foi descartada. O time mineiro, mais confiante, continuou dominando o jogo.
O Libertad teve dificuldades em manter a posse de bola e, nas poucas vezes que chegou ao ataque, encontrou a defesa de Cássio bem posicionada.
Aos 35 minutos, Lautaro Díaz aproveitou um rápido contra-ataque e, de forma habilidosa, encobriu o goleiro Martín Silva, ampliando para 2 a 0.
Na segunda etapa, o técnico do Libertad, Daniel Garnero, fez mudanças, incluindo a entrada do experiente atacante Roque Santa Cruz, para tentar explorar jogadas aéreas. No entanto, a equipe paraguaia não conseguiu ser eficaz, mesmo com maior volume de jogo.
O segundo tempo foi mais disputado e nervoso, com algumas discussões em campo, mas sem interferências significativas do árbitro. Apesar da pressão do Libertad, o Cruzeiro seguiu controlando o duelo, quase marcando o terceiro gol com Kaiki e Barreal, que desperdiçaram boas oportunidades no final do jogo.
Com essa vitória, o Cruzeiro aumentou seu bom retrospecto no estádio Defensores del Chaco, agora com cinco vitórias, três empates e três derrotas em 12 partidas disputadas no local.
Libertad-PAR 0 X 2 Cruzeiro
Libertad-PAR
Martín Sílva; Iván Ramírez (Luis Cardozo), Diego Viera, Néstor Giménez e Matías Espínoza; Hernesto Caballero, Alejandro Sila, Rubén Lezcano (Hector Villalba); Hugo Martínez (Campuzano), Gustavo Aguilar e Marcelo Fernández (Roque Santa Cruz). Técnico: Daniel Garnero.
Cruzeiro
Cássio; William, Zé Ivaldo, Lucas Villaba (Kaiki) e Marlon; Lucas Romero (Peralta), Matheus Henrique e Matheus Pereira (Mateus Vital); Lautaro Díaz (Barreal), Gabriel Veron (João Marcelo) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Seabra
Gols: Kaio Jorge (20′ 1ºT) e Lautaro Díaz (47′ 1ºT)
Cartão amarelo: Gabriel Veron e João Marcelo (CRU); Ramirez e Gimenez (LIB)
Cartão vermelho: Não houve
Árbitro: Gustavo Tejera (URU)
Assistentes: Martin Soppi (URU) e Pablo Llarena (URU)
VAR: Andrés Cunha (URU)
Motivo: Jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana
Data e horário: 19 de setembro de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção-par