No último domingo (29) o paratleta setelagoano Guilherme Lemos conquistou duas medalhas de prata em uma competição de águas abertas realizada em Niterói, no Rio de Janeiro.
O competidor participou da segunda edição do Mahalo Swin de Natação de Águas Abertas, realizado na praia de Itaipu, pelos desafios de 2km e 500m. Segundo Guilherme, o paratleta pode se inscrever em mais de uma prova, desde que chegue a tempo para sua disputa.
“Realizei a competição respeitando as minhas limitações, e aprimorando técnicas e desenvolvimento de natação em águas abertas. Obstáculos da natureza [aparecem] como ventos, temperatura, correntezas, marés entre outros com segurança e responsabilidade, respeitando muito as limitações e condições físicas”, disse. “O meu início de largada e para outros paratletas também foi dentro d’água, com apoio da equipe de segurança e salva-vidas. Para a chegada das provas, recebendo auxílio, com segurança para sair da água e chegada na areia da praia”, completa Guilherme.
Entre os paratletas, o nadador conseguiu chegar na segunda colocação – mais um feito para ele, que coleciona medalhas nas competições na qual participa: “Ser PCD, com deficiência de marcha, dificuldade de locomoção, limitações com os movimentos das pernas e ser paratleta cheio de confiança, força, dedicação, superação, metas, foco, determinação. Acredite na capacidade!”, exclama.
História de superação
Guilherme teve tetraplegia estática após um acidente automobilístico em 2006 – passados 17 anos, ele hoje usa uma muleta canadiana e consegue andar mesmo com uma mobilidade reduzida. Há cerca de dois anos, o paratleta está em competições de águas abertas, conquistando diversas premiações.