Uma aventura na Serra Santa Helena acompanhados pelo luar – esta é a proposta da Travessia da Lua, que há mais de 20 anos promove em Sete Lagoas uma caminhada noturna que deixa a “alma leve e o coração feliz”.
Max Tadeu é o idealizador do projeto. Caminhando sem rumo na serra, ele chegou até o trecho da BR 040, que vai a caminho de Paraopeba e olhou para o céu: admirado, lá estava a lua cheia, iluminando seus passos e causando o seu “tradicional” feitiço que encanta há milhares de anos os seres viventes na Terra.
Depois, ele refez o trajeto: “Num outro dia peguei um ônibus para Paraopeba e fiz o trecho da 040 para a serra pela a primeira vez, levei minha esposa comigo! Depois convidei seis amigos pra fazer o trecho já na lua cheia, assim oficializei o percurso para levar mais pessoas. E estamos aí até hoje”, afirma.
“É um percurso lindo, onde vemos a cidade por um ângulo e horário diferente do tradicional. É um percurso para contemplar, refletir e agradecer a vida!”
Para quem costuma caminhar, é bom um lembrete: como o trajeto é noturno, a caminhada tem suas dificuldades (80% de estrada de chão e 20% de trilha batida, além da classificação da caminhada, altimetria, entre outros) e é necessário levar lanterna, em até 3h de caminhada. “São 12km, então dá para ficar com ‘as pernas doces'”, brinca Max.
O aventureiro ainda alerta: para novatos na Travessia da Lua, é bom conversar com quem já participou: “Fazemos todos os meses desde que o clima e condições do percurso não coloque as pessoas em risco; no último mês a poeira estava muito alta em muitos trechos e achamos melhor não arriscar”, aponta.
A Travessia da Lua será realizada nesta quinta-feira (17) a partir das 19h. O grupo de participação é limitado! Interessados podem consultar o Max Tadeu no WhatsApp 31 996715990.