Começou hoje (18) em Aracaju/SE o Campeonato Sul-Americano de Ginástica Artística. Ao todo, competem 83 ginastas representando nove países, dentre eles Bernardo Actos Miranda, natural de Sete Lagoas e atleta do Minas Tênis Clube.
A competição acontece no ginásio Constâncio Vieira e é dividida em fases classificatórias nesta sexta e finais sábado e domingo, 19 e 20 respectivamente. Todos os eventos estão sendo transmitidos ao vivo no canal do Youtube da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG)
Duas equipes masculinas do Brasil na competição
A Seleção Brasileira inscreveu dois times no Sul-Americano para observar maior número de atletas. Bernardo Miranda está no time A junto a Johnny Oshiro, Leonardo Souza, Lucas Bitencourt, Patrick Correa e Tomás Rodrigues. A equipe B é formada por Diogo Paes, Gustavo Pereira, João Victor Perdigão, Juliano Oliva e Rogério Borges.
O Coordenador da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Masculina, Hilton Dichelli Júnior, fala sobre essa escolha:
“Neste início de ciclo [olímpico] é muito importante que a gente comece a avaliar atletas com potencial. Por esse motivo, convocamos muitos ginastas, que dividimos em duas equipes. É para lhes proporcionar oportunidades de que acumulem experiência numa competição internacional adulta. Isso faz com que a gente dê sequência na execução de um projeto ambicioso, que é ter mais atletas para compor a seleção, no caminho da preparação para 2028. Então agora é um momento de avaliar todos esses atletas, acompanhar a performance de cada um e preparar cada vez melhor para os campeonatos internacionais. É um momento do ciclo que a gente faz uma reavaliação e amplia o leque”.
Jovens atletas integram a Seleção Feminina
O treinador Eliseu Burtet Neto, que comanda a Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina, destacou que o Sul-Americano será a oportunidade do público torcer por talentos jovens e em ascensão no cenário nacional:
“O Sul-Americano será excelente para dar experiência e rodagem para as meninas. Das seis atletas que vão representar o Brasil nesta competição, quatro são bem jovens e vivem os primeiros anos de categoria adulta. No decorrer do ciclo olímpico, vão se acostumar a eventos importantes e, consequentemente, vão evoluir. A tendência é que se sintam cada vez mais à vontade defendendo a Seleção”.
Seleção Brasileira de Ginástica Artística Masculina no Sul-Americano Adulto 2024:
Bernardo Miranda
Johnny Oshiro
Leonardo Souza
Lucas Bitencourt
Patrick Correa
Tomas Florêncio
Diogo Paes
Gustavo Pereira
João Victor Perdigão
Juliano Oliva
Rogério Borges
Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina no Sul-Americano Adulto 2024:
Beatriz Lima
Gabriela Barbosa
Hellen Benevides
Josiany Calixto
Maria Heloísa Moreno
Rafaela Oliva
PROGRAMAÇÃO:
DIA 18 – SEXTA-FEIRA
10h00 – Classificatórias da Subdivisão 1 (GAM e GAF)
15h30 – Classificatórias da Subdivisão 2 (GAM e GAF)
DIA 19 – SÁBADO
15H30 – Finais – GAF – Salto e Assimétricas
15H30 – Finais – GAM – Solo, Cavalo E Argolas
17H30 – Premiações
DIA 20 – DOMINGO
15H30 – Finais – GAF – Trave e Solo
15H30 – Finais – GAM – Salto, Paralelas e Barra Fixa
17H30 – Premiações
Fontes consultadas: CBG, Olimpíada Todo Dia.