O Atlético garantiu vaga na final da Copa do Brasil após empatar por 1 a 1 com o Vasco no segundo jogo da semifinal, neste sábado (19), em São Januário, no Rio de Janeiro. O time carioca saiu na frente com o gol de Vegetti no primeiro tempo, mas o Galo reagiu no fim da segunda etapa, com um belo gol de Hulk, garantindo a classificação para a decisão.
Agora, o Atlético aguarda o vencedor do confronto entre Corinthians e Flamengo para descobrir seu adversário na final. Antes disso, o Galo enfrenta o River Plate-ARG na próxima terça-feira (22), pela semifinal da Copa Libertadores, na Arena MRV, às 21h30 (horário
O Vasco, por sua vez, só volta ao campo na segunda-feira (28), contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro.
O forte temporal que atingiu o Rio de Janeiro antes da partida impactou o andamento do jogo, tornando o gramado mais pesado e dificultando as jogadas técnicas. Apesar das adversidades, o Atlético conseguiu garantir sua vaga.
Da equipe que foi goleada pelo São Paulo, por 3 a 0, no meio de semana, o meia Dimitri Payet foi para o banco de reservas. O francês ficou como opção, enquanto Philippe Coutinho foi escolhido para o meio de campo.
Além dele, o zagueiro Maicon foi outro que não iniciou entre os titulares. O defensor foi mal diante dos paulistas e perdeu a vaga para Léo, que formou dupla de zaga com João Victor. No ataque, Emerson Rodríguez e Puma Rodríguez iniciaram ao lado de Pablo Vegetti.
Bastante reforçado, Milito contou com várias peças para escalar os onze iniciais. Ele relação ao empate por 1 a 1 com o Fortaleza, no confronto do meio de semana, ele pôde contar com os retornos de Junior Alonso, Rodrigo Battaglia, Alan Franco, Guilherme Arana, Rubens, Hulk, Paulinho e Eduardo Vargas.
Os primeiros 54 minutos de bola rolando em São Januário foram de fortes emoções. Ligeiramente melhor na etapa inicial, o Vasco acabou premiado com o gol. Com a chuva, a dinâmica da partida foi bastante diferente, já que o gramado, pesado, dificultou as jogadas pelo chão.
Aos 20 minutos, Rodrigo Battaglia acertou a trave de Léo Jardim, na primeira grande oportunidade do Galo. No rebote, Rubens chutou e, mais uma vez, o goleiro evitou que o placar fosse aberto. A resposta do Vasco veio nove minutos depois, com Pablo Vegetti. O chute do argentino, porém, desviou na defesa e passou rente à trave, saindo para escanteio.
Aos 31, após cruzamento de Pitón, a bola bateu no braço de Otávio. Foram longos seis minutos de espera, até o árbitro e ao VAR e anotar a penalidade. Na cobrança, Everson pulou para a esquerda e Vegetti bateu do lado oposto, anotando o primeiro tento do jogo.
Logo no minuto inicial da segunda etapa, o Atlético quase chegou ao empate. Após cruzamento vindo da esquerda, Paulinho escorou a bola, mas não conseguiu superar o arqueiro da equipe carioca.
Aos 27, ele voltou a ter grande oportunidade. O chute desviou no defensor e a bola foi para escanteio.
O segundo tempo foi bastante truncado e “feio de se ver”. Os dois times poucos criaram e pareciam querer a disputa nas penalidades máximas. Isso, até os 35.
Aos 36, “ele” apareceu. Num lindo chute de fora da área, Hulk achou o ângulo de Léo Jardim e fez o gol de empate.
Apesar de todo esforço do Vasco para tentar desempatar a partida, o placar não foi alterado. Com isso, o Atlético confirmou a ida à final.
V
Vasco 1 x 1 Atlético
Vasco
Léo Jardim; Paulo Henrique (Rossi), Léo, João Victor e Lucas Piton (Leandrinho); Hugo Moura (Sforza), Mateus Carvalho (Payet) e Philippe Coutinho; Puma Rodríguez, Emerson Rodríguez (Rayan) e Pablo Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
Atlético
Everson; Lyanco, Rodrigo Battaglia, Junior Alonso e Rubens; Otávio, Alan Franco, Gustavo Scarpa e Arana; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.
Motivo: jogo de volta de semifinal da Copa do Brasil
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro
Data: 19 de outubro de 2024 (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Gol: Vegetti, de pênalti, aos 37 minutos do primeiro tempo, para o Vasco; Hulk, aos 36 do segundo tempo, para o Atlético
Cartões amarelo: Puma Rodriguéz, João Victor e Leandrinho (VAS)
Arbitragem: Ramon Abatti Abel
Auxiliares: Bruno Raphael Pires e Bruno Boschilia.
VAR: Rodolpho Toski Marques
Público: 18.910 presentes
Renda: R$ 2 278 916,00